A prefeitura de Caxias do Sul emitiu, no começo da noite de quinta-feira (9), um novo boletim informativo sobre o bairro de Galópolis. Conforme o documento, houve uma redução na área de interdição na localidade. As ruas José Comerlato, João Laner Spinato, Ângelo Basso, o início da Rua Paulino Chaves, toda a área que passa atrás da cooperativa até o Balneário Moschen, e a parte baixa da Rua Batista Tissot foram liberadas. No entanto, a administração municipal afirma que não é momento de as pessoas retornarem para as casas, principalmente pela previsão de chuva para os próximos dias.
Segundo o geólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Caio Torques, a área isolada foi reduzida em virtude de uma análise técnica realizada na tarde de quinta no alto da encosta. Ainda na quinta se iniciaram os trabalhos de limpeza e organização da estrada no topo da encosta, onde foi localizada uma rachadura. Mesmo assim, Torques ressalta que as pessoas devem ficar em alerta e, segundo ele, "algumas áreas precisam ficar sendo monitoradas por mais algum tempo".
— O mapa de isolamento que existia é exclusivo para ruptura da encosta. A gente isolou uma grande área que tinha risco de um deslizamento. Agora a população precisa manter esse alerta. Se a pessoa mora ao lado do rio ou muito próximo da encosta, a orientação é que, até passar a chuva mais forte, ela não permaneça em casa, independente da área ter sido isolada antes ou não — explica Torques.
À imprensa, o prefeito Adiló Didomenico, também na quinta, afirmou que as famílias de Galópolis ainda não podem retornar para casa. Em um último levantamento, cerca de 170 famílias estavam fora de casa. A prefeitura não tem conhecimento de pessoas que tenham retornado para suas residências.
— Assim que tivermos condições de reduzir mais, ou até tirar a interdição total, a não ser daqueles casos que as casas já estão condenadas, nós o faremos, podem ter certeza que é nosso interesse resolver essa questão o quanto antes. Mas nós temos que ter segurança, porque preservar vidas sempre foi e será a principal tarefa e o maior desafio. Temos previsão de muita chuva para o final de semana, então, toda cautela nesse caso é recomenda — diz o prefeito.
Galópolis é uma das localidades mais afetadas pela chuva e pelos deslizamentos da semana passada em Caxias, junto com o distrito de Vila Cristia. Sete mortes foram confirmadas por no bairro.