Agravou-se a situação da Barragem do Blang, em São Francisco de Paula. Nesta sexta-feira (3), o governo do Estado colocou a situação do reservatório em nível de emergência devido ao risco de ruptura iminente. Desde quinta-feira (2), a barragem comporta um volume de água muito acima do esperado, vindo do Rio Santa Cruz.
A barragem do Blang é uma das três estruturas que abastecem a Usina Hidrelétrica de Bugres, em Canela. Dessa forma, a CEEE monitora a situação. Conforme a companhia, a estrutura não apresenta avarias. Todos os moradores das proximidades foram evacuados e encaminhados para áreas seguras.
Outra estrutura que aparece na lista do governo estadual é a Barragem Canastra, no interior de Canela. A estrutura foi classificada como atenção. Conforme a CEEE, que também acompanha a situação, a estrada que dá acesso ao local foi bloqueada devido um deslizamento. Dessa forma, as equipes de monitoramento controlam o nível de água à distância.
O governo do estado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS) seguem acompanhando a situação.
Em Caxias do Sul, situação é estável, mas demanda cautela
A pausa na chuva fez com que o nível da Represa Dal Bó baixasse cerca de um metro na borda da margem. Entretanto, os moradores das proximidades devem permanecer em abrigos. Isso porque a previsão indica o retorno da chuva para a noite desta sexta-feira (3), o que pode aumentar o nível de água novamente.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fará uma nova avaliação no sábado (4) para determinar se os moradores poderão ou não voltar para as casas. Caso o cenário atual se mantenha, está previsto fechamento gradual das comportas. A ação é planejada como uma alternativa para não impactar o curso do Arroio Tega e manter o nível.
Já a Represa Samaura não apresenta mais transbordamentos. Uma nova avaliação técnica indica que não há mais riscos na estrutura. Cerca de seis famílias que residem próximas à estrutura foram retiradas de casa na terça-feira (30).