Restabelecer a ligação direta entre Caxias do Sul e a Região das Hortênsias, via Nova Petrópolis, é uma das prioridades de governo federal, municípios e comunidades. O acesso está comprometido desde o começo de maio, devido aos estragos na infraestrutura viária causados pela chuva. Com diversos bloqueios na BR-116, devido a deslizamentos de terra, além da queda da ponte sobre o Rio Caí, interditada depois que o pilar central cedeu, pelo menos duas frentes de trabalho estão em andamento para agilizar a conexão.
A principal delas é a instalação de uma ponte provisória de ferro, projetada e executada pelo Exército. A obra de construção das cabeceiras da estrutura é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que já iniciou a operação. O local definido para erguer a travessia é a localidade de Sebastopol, no distrito de Vila Cristina, no interior de Caxias.
Quando estiver concluída, a ponte será de via única, com 60 metros de comprimento. Cada lado de sustentação terá cerca de 15 metros. Pelo trecho alternativo, o motorista precisará fazer um desvio de cerca de 2,2 quilômetros, saindo da BR-116 na entrada de Sebastopol, percorrendo 1,5 quilômetro. Depois da ponte, são mais 700 metros por uma estrada de chão na comunidade de São José do Caí, no lado de Nova Petrópolis, até retornar à rodovia federal. Os trabalhos devem ser concluídos em 30 dias.
Parceria entre prefeituras de Feliz e Vale Real e empresários para recuperar travessia
Enquanto o projeto da ponte projetada pelo Exército e Dnit está em fase inicial, outra opção pode ficar pronta em tempo bem mais curto. Desde o começo desta semana, as prefeituras de Vale Real e Feliz trabalham em conjunto com empresários da região de Vila Cristina para consertarem a conhecida Ponte do Bananal, que conecta as cidades.
O grupo é o mesmo que angariou recursos para a recuperação do km 170 da BR-116, em Vila Cristina, já liberado para trânsito, no movimento #reconstruaBR116. Todo o material para a nova obra foi cedido pela iniciativa privada. Os municípios entraram com o maquinário e mão de obra. A conclusão está prevista para a próxima semana.
O caminho de Caxias a Nova Petrópolis, por essa rota, passa pela RS-452. Em Vale Real, o motorista atravessa a zona urbana até a ponte. Uma vez em Feliz, a rota indicada é pela localidade do Bananal, nas margens do Rio Caí, pela Estrada Silvestre Zimmerman, entrando em Nova Petrópolis. Dali, o trajeto é pela Estrada do Stile Eck, Rua Tirol, Rua dos Imigrantes e, finalmente, BR-116.