Os voos a partir do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão suspensos, pelo menos, até o dia 30 de maio. Na última segunda-feira (6), a Fraport, empresa que administra o aeroporto da Capital, comunicou a Aeronáutica sobre a suspensão das operações. No entanto, a administradora do terminal informa que o fechamento ocorre por tempo indeterminado.
Quem tem viagem marcada até o dia 3o de maio deve procurar, o quanto antes, a empresa pela qual emitiu a passagem aérea para reembolsar o valor, remarcar datas ou alterar os trechos aéreos. Essa é a orientação da agente de viagens Luane Brolese, que atua na empresa Saltur, de Caxias do Sul.
— Nós estamos marcando tanto o retorno quanto a ida por aeroportos alternativos, como Caxias do Sul, Passo Fundo, Florianópolis, Navegantes e Santa Maria. Quanto à remarcação de voos, recorrer sempre para onde foi emitido. Se comprou com agência, entrar em contato com a agência para tentar reacomodar o mais breve possível, porque com essa situação todos os voos estão se esgotando mais rápido. Se comprou em site da companhia, tentar ir direto no balcão (no aeroporto), que vai ser a melhor forma, mais rápida, porque as linhas estão bem congestionadas — explica.
Situação dos voos nacionais
Para quem tem viagem marcada para destinos dentro do Brasil, as companhias aéreas Gol, Azul e Latam dão a possibilidade de remarcação dos voos. O agente de viagens Tiago Rettore, que trabalha com viagens corporativas, explica que quanto antes o cliente buscar a remarcação, maior a chance de garantir assentos no voo de preferência.
— A partir de São Paulo, as companhias estão operando normalmente. Então, a gente consegue fazer a alteração do trecho nacional — explica Rettore.
Para a reportagem de GZH, as empresas explicaram como os clientes podem entrar em contato para alterar suas reservas. (Confira abaixo).
Situação dos voos internacionais
Para quem tem viagem marcada ao exterior no mês de maio, a dica dos agentes de viagens é remarcar o voo a partir do Aeroporto Internacional de Florianópolis ou alterar o trecho de ida para sair do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Para Caxias, no entanto, é preciso lembrar que, em dias de neblina baixa, os voos podem ser cancelados.
— Para quem está voltando por companhias aéreas internacionais, precisa pensar que para elas não foi afetado. Então, por enquanto, é tudo resolvido 48 horas antes do voo, que é quando eles abrem a contingência de permissão para remarcação. Antes a gente não tem retorno. Isso vai ser assim para todas as pessoas que estão fora do Brasil até o dia 30 de maio — explica Luane.
Remarquei meu voo para Florianópolis: como chegar?
Para chegar ao aeroporto de Florianópolis, conforme João Luiz Cislaghi, proprietário da empresa de transporte executivo Universal, o trajeto indicado é pela BR-116. Saindo de Caxias do Sul, de carro, é possível ir em direção à Antônio Prado e Ipê, pela RS-122. Nesse trecho, o trânsito está sendo orientado pela equipe da CSG, em pare e siga, e a passagem dos veículos é acompanhada por viatura da concessionária. O tempo médio de espera é de cerca de 3 horas. Depois, é possível chegar a Vacaria, pela BR-116. O motorista segue em direção a Lages e segue para a capital catarinense.
Hospedagens e passeios
Para quem optar por adiar ou cancelar a viagem, tanto nacionais quanto internacionais, outra dificuldade encontrada tem sido o cancelamento e reembolso de hospedagens e passeios. De acordo com Luane, nem todas os estabelecimentos entendem a situação do Estado:
— Para algumas hospedagens está tudo certo, porque estão longe da situação. Vai da sensibilidade de cada fornecedor (o reembolso ou remarcação). A gente teve casos em Porto Seguro, que foi tudo certo, conseguimos remarcar e a hospedagem aceitou e os passeios aceitaram. Temos alguns casos em que a gente ainda está em tratativa de negociação, então, cada caso está sendo tratado individualmente — explica.
Para quem não comprou a hospedagem ou passeios por meio de agência de viagens, a orientação é entrar em contato diretamente com o fornecedor e explicar a situação. Em alguns casos, segundo Tiago Rettore, os profissionais do turismo anexam notícias e imagens da situação no Rio Grande do Sul para justificar o cancelamento ou reembolso.
Orientação das companhias aéreas
Confira a explicação das empresas sobre como os clientes podem entrar em contato para alterar suas reservas:
Azul
Os clientes afetados deverão ficar atentos às comunicações que serão disparadas via e-mail, SMS e WhatsApp, e que também estarão disponíveis no site e aplicativo.
A companhia oferecerá voos extras para demais aeroportos da região, para atender eventual demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho. Assim, demais clientes que possuem reservas nos próximos dias e optarem por alterar sua passagem voluntariamente para estes destinos alternativos poderão realizar a solicitação no mês de maio, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia
Latam
A LATAM orienta que os clientes com voos de/para Porto Alegre realizem a autogestão de seus bilhetes diretamente na seção “Minhas Viagens” em latam.com, com as opções de remarcação sem custos de/para os aeroportos de Florianópolis (FLN), Caxias do Sul (CXJ) ou Jaguaruna (JJG), além do cancelamento com reembolso integral.
[...] Aos clientes que já possuem passagens adquiridas para Caxias do Sul e Passo Fundo, a companhia orienta que confirmem o status de seus voos em https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status.
Gol
A GOL mantém o atendimento a todos os clientes afetados com as facilidades previstas e reforça que em virtude desta situação, até 30/5, os clientes que desejarem remarcar seus voos chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e em Santa Catarina no aeroporto de Chapecó – poderão fazê-lo, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a Companhia, sem a necessidade de pagamento da taxa de cancelamento; e isenção da taxa de remarcação para remarcações em voos da Companhia.
Havendo a necessidade de remarcação ou cancelamento, entre em contato com a nossa central de atendimento no número 0300 115 2121.