Uma central de triagem para doações de medicamentos e insumos está em funcionamento em Caxias do Sul com o objetivo de distribuir os itens de acordo com a necessidade de cada uma das cidades da Serra, da região metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Taquari. A iniciativa, montada pela prefeitura da cidade, Cruz Vermelha Brasileira e 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ªCRS), com apoio da Defesa Civil Estadual e do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), foi informada nesta sexta-feira (17).
De acordo com a prefeitura, para a central, que foi montada no centro de distribuição da Cruz Vermelha no bairro Desvio Rizzo, hospitais e municípios encaminham os pedidos referentes aos medicamentos que estejam precisando. A partir da triagem e da identificação das principais necessidades das cidades atingidas pela chuva do Rio Grande do Sul, ocorre a distribuição dos itens, como forma de agilizar e oferecer transparência ao processo, além de evitar que algum município receba medicamentos em duplicidade e outros que estejam precisando não sejam atendidos.
— Estamos trabalhando juntos nessa corrente de solidariedade e não mediremos esforços para que as cidades estejam reconstruídas com a maior brevidade possível, sem deixar de lado a assistência aos nossos munícipes — afirma a secretária municipal da saúde, Daniele Meneguzzi.
A quantidade de medicamentos doados a partir da triagem feita pela central ainda está em levantamento, visto que a iniciativa teve início nesta semana. Entretanto, antes da abertura da central, cerca de três toneladas chegaram em Caxias do Sul pelo Aeroporto Hugo Cantergiani e foram distribuídas para as cidades afetadas, conforme a prefeitura. As doações vieram de Estados como São Paulo e Minas Gerais.
Como doar
Os interessados em doar medicamentos podem entrar em contato com a Cruz Vermelha Brasileira pelo WhatsApp (54) 93300-3703.