As buscas pelo pai e filho que desapareceram após deslizamento na RS-122, em São Vendelino, foram interrompidas no início da tarde desta quarta-feira (1º). De acordo com o major José Garcia, do 2º Comando Regional de Bombeiros de Caxias do Sul, a suspensão ocorre por conta das chuvas intensas e o risco elevado de novos deslizamentos. Os nomes deles não foram divulgados oficialmente.
O deslizamento no final da tarde de terça (30), flagrado em vídeos, soterrou a casa de uma família que morava há cinco anos no município, de acordo com a prefeita Marlí Weissheimer:
— Eles moravam naquela região que mandaram evacuar, e já tinham saído, estavam na casa de parentes, só que o pai quis ir lá tratar os animais. Como demorou, a mãe pediu que um dos filhos fosse até ele e, nessa hora, desceu tudo — conta.
Ainda conforme o major, os bombeiros isolaram a área e aguardam a redução do volume da chuva. Ao mesmo tempo, as autoridades realizam operação de salvamento em outros locais de São Vendelino. No interior, mais um deslizamento foi registrado. Garcia informa que ainda não há estimativa de vítimas ou desaparecidos neste segundo caso.
O major descreve ainda a situação calamitosa de São Vendelino, que registra queda de energia, falta de água e sinal de telefone. A cidade também está inacessível por terra após o deslizamento de três encostas, que bloqueiam todos os acessos ao município.
— Estamos fazendo o reconhecimento de estradas vicinais e municipais que estejam em condições de tráfego e de receber reforços — descreve Garcia.