As escolas da rede estadual de ensino retornam com as aulas nesta terça-feira (7). Conforme o governo do Estado, apenas as regiões menos afetadas terão os trabalhos restabelecidos. Entre elas, estão as instituições que integram as áreas de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves.
Informações da 4ª CRE de Caxias indicam que apenas três não abrirão as portas na terça: Escola Galópolis e Escola Ismael Chaves, em Galópolis, e Escola Dr. Renato Del Mese, em Vila Cristina. O acesso aos colégios segue bloqueado.
Na região, a 16ª Cre indica que algumas escolas retornarão as aulas com atraso devido às condições estruturais das cidades. Em Garibaldi, a Escola São Marcos volta com as atividades na quarta-feira (8), quando o abastecimento de água e luz deverá ser restabelecido.
Em São Valentim do Sul, as escolas Silvio Sanson e Rogaciano Giordani também recomeçam as aulas na quarta-feira. Na cidade de Pinto Bandeira, problemas em acessos na Escola Professor José Pansera fizeram com que o reinício das aulas fosse protelado para quinta-feira (9). Em Santa Tereza, a situação complexa da cidade, sem água e sem luz, impossibilita o retorno das atividades.
Rede municipal também se prepara para receber alunos
Em Caxias do Sul, diversas escolas retomaram os trabalhos nesta segunda (6). Na terça (7), está previsto o reinício das aulas em uma série de colégios que antes não era possível acessar. São elas:
- Escola Professora Arlinda Lauer Manfro (Galópolis)
- Escola Caetano Costamilan (Forqueta/Comunidade de Loreto)
- Escola Santo Antônio (bairro São Pedro)
- Escola Villa Lobos (bairro Nossa Senhora das Graças)
- Escola Érico Veríssimo (Vila Seca)
- Escola Aristides Rech (Criúva)
- Escola Santa Lúcia (Santa Lúcia do Piaí)
- Escola Padre João Schiavo (Fazenda Souza)
- Escola Erny de Zorzi (Vila Oliva)
Devido ao acesso estar interditado em Vila Cristina, as aulas nas escolas Assis Brasil e Vinte Um de Abril seguem sem previsão de retorno. Confira a situação do retorno às aulas nas cidades da região:
Bento: o retorno das aulas na área urbana está previsto para terça-feira (7). Na zona rural, as regiões mais afetadas seguem com atividades suspensas.
Garibaldi: as aulas foram retomadas em todas as escolas municipais nesta segunda-feira (6).
Carlos Barbosa: as aulas na área urbana foram retomadas nesta segunda (6). No interior ainda não há perspectiva de retorno, isso porque diversas estradas da zona rural estão comprometidas devido as chuvas.
Farroupilha: as aulas na área urbana foram retomadas na segunda (6). Na terça-feira (7) está previsto o recomeço nas escolas do interior. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, os alunos que não puderem frequentar as aulas, devido a dificuldades de locomoção, não serão penalizados por faltas.
Flores da Cunha: o retorno das aulas aconteceu nesta segunda-feira (6). No entanto, o transporte escolar sofreu mudanças para facilitar o fluxo dos veículos. Rotas que passam por Mato Perso e Otávio Rocha foram alteradas.
Canela: as aulas recomeçam nesta terça-feira (7), com algumas exceções. Segundo a prefeitura, escolas do interior permanecerão fechadas por tempo indeterminado. São elas: Escola Balduíno Boelter (linha São Paulo), Escola Santos Dumont (Linha Chapadão) e Escola Zeferino José Lopes (Morro Calçado).
Gramado: as aulas serão retomadas nesta terça-feira (7), com algumas limitações. Conforme a prefeitura, há casos de falta de abastecimento de água na cidade, dificuldade em realizar as rotas de transporte e falta de profissionais que foram atingidos pelas chuvas da última semana.
Santa Tereza: não há previsão de retorno às aulas. A infraestrutura da cidade segue comprometida, com falta de água e luz. Além disso, a prefeitura anunciou a impossibilidade de realizar o transporte dos alunos.
Veranópolis: o retorno das aulas está previsto para esta terça-feira (7). No entanto, a Secretaria da Educação informa que o transporte dos estudantes ainda não foi completamente restabelecido. Os alunos do interior que não puderem participar das aulas poderão realizar a recuperação dos conteúdos. A educação está trabalhando em um plano para essas situações.