A prefeitura de Farroupilha iniciará nesta terça-feira (14) o uso de drone para combater o mosquito da dengue. O trabalho, inédito no município, estava marcado para o dia 7, contudo, precisou ser remarcado em função da chuva. A ação ocorre a partir das 14h, no Kartódromo Municipal César Francischini.
O drone usado tem cerca de dois metros de envergadura e capacidade para armazenar até 40 litros de biolarvicida por vez. O objetivo é que o equipamento ataque criadouros do Aedes aegypti em locais de difícil acesso e em áreas extensas na cidade. O produto age na fase de larvas, diferentemente do fumacê, por exemplo, que ataca o mosquito.
Segundo a prefeitura, o drone é o mesmo utilizado na agricultura de precisão, com a possibilidade de cobertura de até dois hectares em apenas 10 minutos. A ação é resultado de um termo de cooperação assinado com a empresa farroupilhense Migra Soluções em Mobilidade.
É recomendado que a população não se aproxime do local da aplicação, mesmo o produto não sendo tóxico aos seres humanos.