Sessenta e seis ruas ou trechos delas devem receber melhorias asfálticas em Caxias do Sul. Este é o objetivo da prefeitura com projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores, que permite a contratação de um financiamento de R$ 40 milhões para as obras. As vias até já foram definidas por equipe técnica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp). São 27 bairros com pelo menos um trecho selecionado. O Santa Lúcia é o que mais conta com ruas escolhidas, são 10.
Conforme o projeto de lei aprovado, três critérios principais foram utilizados para a definição das ruas: a condição do asfalto, o fluxo do tráfego e a importância das ruas para as ligações dentro dos bairros e do município. O secretário da Smosp, Norberto Soletti, acrescenta que a própria pasta também tem registrado o histórico de vias do município que passam por reparos ou alguma obra. Os dados foram levados em conta para a escolha.
— Cada rua é uma situação. Em algumas nós vamos ter que fresar e capear toda, em outras vamos fazer só parte dela. É só onde o asfalto está bem ruim mesmo, com a fadiga que não tem mais o que fazer. Nós não vamos fazer capa em cima de asfalto que está bom. Precisamos que esses R$ 40 milhões rendam bastante — declara o secretário.
De acordo com Soletti, após a aprovação para contratar o financiamento, o projeto seguiu para a Secretaria de Gestão e Finanças, que trabalha para analisar as propostas de instituições financeiras. Aquela que for considerada a melhor para o município será contratada. Ainda não existe previsão para conclusão desta etapa.
O bairro com mais ruas selecionadas
As 10 ruas selecionadas no bairro Santa Lúcia ficam na área entre a Ernesto Zanrosso e a Jacob Luchesi. Na última quinta-feira (4), a reportagem esteve na região para verificar a condição dos trechos. Todas sofrem basicamente com o mesmo problema: a camada de asfalto está em deterioração, com alguns pontos mais esburacados que outros. Os relatos de moradores são parecidos: os motoristas devem locomover-se devagar para não enfrentarem problemas.
Dos trechos selecionados, o que mais gera incômodo é a Rua Nayr Leonzio Covolan. Marilene Rizzon, 65 anos, conta que a família já foi impactada por conta dos problemas na via.
— É assustador. Meu filho já furou pneu por aqui, pneu novo — relembra Marilene, que mora há mais de 20 anos no bairro.
A moradora conta que os problemas são anteriores às obras do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que foram feitas na via e também nas ruas José Comerlato, Quintino Biazus, João Prataviera, Edmundo Pezzi e Christino Ramos, entre 2021 e 2023. Mesmo depois da implantação de redes de esgoto, o asfalto seguiu danificado, conforme Marilene.
Na Rua Christino Ramos, inclusive, o morador Danilo Stecker, 80, relembra que "remendos" foram feitos há alguns meses. Mas, de nada adiantou estes reparos, já que o trecho seguiu com desgastes.
— Faz tempo que está assim. Faz meio ano que fizeram um remendo e sumiram — lamenta Stecker, há mais de 30 anos morando no bairro.
As outras ruas que devem receber melhorias no bairro são a Victor Sanvitto, Unibaldo José Hollas, João Leonardelli e Mário Donato Rossi. Conforme verificado pela reportagem, todas apresentam defeitos semelhantes no asfalto.
O secretário esclarece que o projeto é focado na recuperação asfáltica dos trechos deteriorados. Soletti alerta que as ruas escolhidas precisam passar por estas melhorias para que um prejuízo futuro seja evitado:
— Ou a gente toma providências agora e faz um recapeamento, uma fresa e uma capa, ou nós perdemos tudo e depois o custo é muito maior, porque vai ter que trabalhar toda a base de novo.
Ruas essenciais para cidade
Trechos de ruas com maior fluxo e de ligação fundamental para Caxias também estão selecionados. Um dos pontos, por exemplo, é a Avenida Rossetti, no trecho entre a Pio XII e a Moreira César. O asfalto também está deteriorado lá, como verificado pela reportagem.
Outras vias importantes para o município que terão recuperação são ruas como Tronca, Ernesto Alves, Garibaldi, Moreira César e trechos da Perimetral Norte. Confira abaixo a lista completa das ruas escolhidas:
- Santa Lúcia (10 ruas): Edmundo Pezzi, João Leonardelli, João Prataviera, José Comerlato, Mário Donato Rossi, Nayr Leonzio Covolan, Quintino Biazus, Ruy Christino Ramos, Unibaldo José Hollas, Victor Sanvitto;
- Marechal Floriano (3): Carlos Bianchini, Professor Marcos Martini, Luiz Covolan;
- Centenário (1): Avenida Doutor Mário Lopes;
- Fátima (2): Doutor Luigi Gallicchio, trecho da Perimetral Norte (Humberto de Campos até Moreira César);
- Interlagos (3): Nestor Carlos Fedrizzi, dois trechos da Perimetral Norte (Desembargador José Bernardo de Medeiros até Humberto de Campos e Cândido João Calcagnotto até Atílio Andreazza);
- São José (4): Moreira César, Trecho da Perimetral Norte, Pio XII, Professor Luiz Fachin;
- Bela Vista (3): Avenida França, Dionísio Lorandi, José Tovazzi;
- Cruzeiro (5): Avenida Padre Raul Accorsi, Luiz Michielon, Mariano Mazzochi, Rodrigues Alves, Travessão Solferino;
- Bom Pastor (1): Irmã Geni;
- Esplanada (3): Ivan Antônio Cercato, Júlio Calegari, Walter Carlos Affonso;
- Kayser (5): Antônio Gattermann, Avenida Bom Pastor, Ernesto Casara, Trecho da Perimetral Sul (Avenida São Leopoldo até Antônio Darci Campagnolo), Travessa São Marcos;
- Salgado Filho (1): Flávio Francisco Bellini;
- Desvio Rizzo (4): Avenida Benjamin Custódio de Oliveira, Cristiano Ramos de Oliveira, João Lain, Thereza Dalcanali Zugno;
- Forqueta (1): Avenida Luiz Franciosi Sério;
- Ana Rech (1): Avenida Rio Branco;
- Parque Oásis (1): Bortolo Zanrosso;
- São Ciro (1): Avenida Senador Alberto Pasqualini;
- Planalto (1): Alberto Roese;
- Jardim das Hortências (3): Renato Masiero, Sirlei da Silva, Zeferino Freitas;
- Petrópolis (1): Quintino Bocaiúva;
- Pedancino (1): Estrada Bento Osvaldo Trisch (toda extensão);
- Centro (4): Ernesto Alves, Garibaldi, Treze de Maio, Vinte de Setembro;
- Exposição (2): Dom José Barea, Tronca;
- Medianeira (1): Do Rosário;
- São Pelegrino (2): Feijó Júnior, La Salle;
- Jardim América (1): Humberto de Campos;
- Pio X (1): Avenida Rossetti (Pio XII até Moreira César).
* A recuperação ocorrerá em trechos deteriorados, e não em toda extensão das vias.