Projeto da prefeitura para obter autorização da Câmara para contratar operação de crédito junto à Caixa Federal, no valor de R$ 40 milhões, para obras de qualificação viária em 66 ruas ou trechos de ruas de Caxias do Sul (veja abaixo) incendiou a sessão de quinta-feira (7/3). Tratam-se de obras de recuperação da pavimentação, com fresagem (remoção de camada asfáltica) e capeamento asfáltico, em ruas que sofreram intervenção para execução de serviços. O projeto entrou na pauta em regime de urgência, mas o vereador Maurício Scalco (PL) apresentou emenda modificativa, o que atrasará a apreciação da matéria.
Material distribuído aos vereadores pela liderança do governo na Câmara e também a exposição de motivos do projeto informam os critérios para a seleção de ruas: a condição das vias, com levantamento técnico para identificar aquelas ruas, avenidas e estradas prioritárias; vias que recebem grande volume de tráfego, importantes para a mobilidade e conexão urbana; e vias que promovem conectividade, utilizadas para acesso a áreas industriais, comerciais, serviços públicos e centros residenciais.
A líder de governo, Tatiane Frizzo (PSDB), informou à coluna que a seleção foi feita por equipe técnica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, considerando também questões relacionadas a protocolos anteriores, solicitações ao Alô, Caxias e indicações já feitas à prefeitura quanto a determinada demanda. A exposição de motivos informa que o prazo de carência da linha de financiamento é de 12 meses, isto é, a operação de crédito começará a ser paga no próximo governo, e o prazo de amortização é de 108 meses, ou 9 anos. O financiamento será pago pelos dois próximos governos.
– Espero que no ano eleitoral a gente coloque acima dos interesses privados o bem-estar da população. Infelizmente, a gente ainda vê políticos que sobem a essa tribuna para criticar e, na hora que tem a possibilidade de aprovar um projeto com essa envergadura, acabam tentando dificultar – disse Tatiane.
Confira se sua rua está no pacote
Santa Lúcia (10 ruas): Edmundo Pezzi / João Leonardelli / João Prataviera / José Comerlato / Mário Donato Rossi / Nayr Leonzio Covolan / Quintino Biazus / Ruy Christino Ramos / Unibaldo José Hollas / Victor Sanvitto // Marechal Floriano (3): Carlos Bianchini / Professor Marcos Martini / Luiz Covolan // Centenário (1): Avenida Doutor Mário Lopes // Fátima (2): Doutor Luigi Gallicchio / Trecho da Perimetral Norte (Humberto de Campos até Moreira César) // Interlagos (3): Nestor Carlos Fedrizzi / Dois trechos da Perimetral Norte (Desembargador José Bernardo de Medeiros até Humberto de Campos e Cândido João Calcagnotto até Atílio Andreazza) // São José (4): Moreira César / Trecho da Perimetral Norte / Pio XII / Professor Luiz Fachin // Bela Vista (3): Avenida França / Dionísio Lorandi / José Tovazzi // Cruzeiro (5): Avenida Padre Raul Accorsi / Luiz Michielon / Mariano Mazzochi / Rodrigues Alves / Travessão Solferino // Bom Pastor (1): Irmã Geni // Esplanada (3): Ivan Antônio Cercato / Júlio Calegari / Walter Carlos Affonso // Kayser (5): Antônio Gattermann / Avenida Bom Pastor / Ernesto Casara / Trecho da Perimetral Sul (Avenida São Leopoldo até Antônio Darci Campagnolo) / Travessa São Marcos // Salgado Filho (1): Flávio Francisco Bellini // Desvio Rizzo (4): Avenida Benjamin Custódio de Oliveira / Cristiano Ramos de Oliveira / João Lain / Thereza Dalcanali Zugno // Forqueta (1): Avenida Luiz Franciosi Sério // Ana Rech (1): Avenida Rio Branco // Parque Oásis (1): Bortolo Zanrosso // São Ciro (1): Avenida Senador Alberto Pasqualini // Planalto (1): Alberto Roese // Jardim das Hortências (3): Renato Masiero / Sirlei da Silva / Zeferino Freitas // Petrópolis (1): Quintino Bocaiúva // Pedancino (1): Estrada Bento Osvaldo Trisch (toda extensão) // Centro (4): Ernesto Alves / Garibaldi / Treze de Maio / Vinte de Setembro // Exposição (2): Dom José Baréa / Tronca // Medianeira (1): Do Rosário // São Pelegrino (2): Feijó Júnior / La Salle // Jardim América (1): Humberto de Campos // Pio X (1): Avenida Rossetti (Pio XII até Moreira César).
* A recuperação ocorrerá em trechos deteriorados, e não em toda extensão das vias.