Moradores que vivem próximo da Estrada dos Romeiros, em Caxias do Sul, denunciam problemas na rede elétrica que não apenas atrapalham a comunidade local, como também podem assustar os pedestres ou motoristas que passam por ali. Neste sábado (15) iniciam as pré-romarias rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em que fiéis geralmente utilizam o caminho. Pelo trajeto, como exibido em matéria da RBS TV nesta quinta-feira (11), fios soltos, postes antigos e até marcas da queda de um fio de alta tensão podem ser observados.
— Se tivesse alguém passando na hora ali teria certamente morrido porque aonde caíram os cabos chegou a fazer o buraco no asfalto — afirma o engenheiro eletrônico Everton Reolon, sobre o fio que caiu no mês passado.
Reolon também relata que as quedas de luz são frequentes e causam incômodo aos moradores. O engenheiro tem uma empresa de corte e usinagem às margens da estrada e perdeu todas as máquinas em uma destas quedas. O prejuízo foi de R$ 30 mil. O valor foi ressarcido pela Rio Grande Energia (RGE), mas não custeou todo o prejuízo.
—Nós conseguimos receber os equipamentos, mas o que a gente perdeu de trabalho e clientes a gente não consegue nem mensurar — conta o engenheiro.
A aposentada Leda Sebben Sgorla calcula que a rede é a mesma há 45 anos, desde que ela se mudou para a região. Outra situação mencionada é que há ainda postes de madeira. Apenas alguns foram trocados quando a estrada foi pavimentada, entre 2018 e 2021. A reportagem da RBS TV calculou 16 postes de concreto no trajeto.
— Quando dá um temporal ou cai uma árvore, queima bastante dentro de casa, como a geladeira e a TV. Os temporais estão muito frequentes, então é preocupante — diz Leda.
A preocupação dos moradores cresce com o início das pré-romarias. Em menos de dois meses, inclusive, a movimentação deve ser intensa por conta da 145ª Romaria de Caravaggio. Ela está marcada para os dias 25 e 26 de maio. O comerciante Volnei Lazzari chama atenção também para o estado dos postes de madeira.
— Tem poste até que está quase no meio da rua, poste antigo — observa.
O que dizem prefeitura e RGE
De acordo com a prefeitura de Caxias do Sul, a empresa contratada para fazer a transferência da rede elétrica abandonou a obra. Agora, seria necessário um novo projeto para contratar outra empresa. Porém, ainda segundo a administração municipal, ainda não existe autorização para isso e a RGE precisa prestar apoio. A prefeitura afirma que não conseguiu o apoio e, por isso, ainda não abriu nova licitação.
Já a RGE afirma que apresentou um projeto para a prefeitura e que cabe ao poder público fazer a contratação de uma nova empresa.