Prevista para ser entregue em dezembro, as obras que prometem dar maior fluidez ao trânsito de acesso ao bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, vão completar um ano no início de maio. Aos poucos a revitalização começa a dar resposta à complexidade viária da região, recortada pelos trilhos da antiga ferrovia e com uma rodovia estadual que liga o bairro ao centro da cidade.
O alargamento da principal avenida de acesso tomou forma graças à desapropriação de uma parte do terreno onde funcionou o antigo Frigorífico Rizzo, no centro do bairro. O espaço foi cedido ao município em troca de desconto de R$ 1,81 milhão em dívidas tributárias da massa falida do empreendimento, sem necessidade de o município desembolsar o valor.
Quem entra no bairro pela Alexandre Rizzo ainda encontra um trecho da avenida bloqueado. Após a modernização da tubulação e o deslocamento do cabeamento da rede elétrica, o espaço que irá receber o asfaltamento já é notada por motoristas e moradores.
De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos Luís Fernando de Moura, o sentido de entrada ao bairro será a partir do conjunto semafórico da RS-453, até o entroncamento das ruas das Rosas e Domingos Bianco, ao longo da Avenida Alexandre Rizzo e da Rua Nilceu de Melo Catarina. O sentido contrário é a partir do entroncamento das ruas das Rosas e Domingos Bianco. O traçado para deixar o bairro e acessar a rodovia dará duas alternativas ao motorista.
— Até o conjunto semafórico da rodovia, ingressando na Rua Clemente Fruet e retornando para a Avenida Alexandre Rizzo, ou seguindo pela própria Rua Cristiano Ramos de Oliveira, em direção ao bairro Rio Branco, não haverá semáforos, apenas rotatórias preferenciais e alças de retorno à esquerda, para fluidez do trânsito — explica Moura.
É em outro ponto do bairro que, por enquanto, está a maior contribuição para reduzir os engarrafamentos. A rótula na Rua Nilceu de Melo Catarina ainda aguarda o paisagismo, mas está à disposição dos motoristas que optam por acessar a RS-453, nas proximidades do viaduto torto, pela Cristiano Ramos de Oliveira.
Na área onde hoje estão os trilhos da antiga ferrovia, que vão servir de marco para divisão dos fluxos, a obra de revitalização vai criar uma pista de caminhada e uma área de lazer. É no semáforo entre a a Avenida Alexandre Rizzo e a Rua Cristiano Ramos de Oliveira que está o maior gargalo, mas menor em comparação ao que os motoristas enfrentam na Zona Sul e Leste de Caxias. O que causa lentidão atualmente é a falta de pavimento que obriga os motoristas a reduzirem a velocidade.