Dados do mapa digital Geocaxias, disponibilizado no site da prefeitura de Caxias do Sul, apontam a existência de quase 30 loteamentos na região dos bairros São Caetano e Nossa Senhora das Graças, na Zona Sul da cidade. Esse aglomerado está, em grande parte, concentrado antes de um cruzamento de ruas responsável por unir o trânsito dos dois bairros e dar vazão ao fluxo até a Perimetral Bruno Segalla. O volume de veículos entre as ruas Júlio Calegari e Dr. Assis Antônio Mariani causa engarrafamentos em horários de pico e é mais um ponto visitado pelo Pioneiro para conferir como é sair dos bairros de Caxias nas primeiras horas da manhã.
Do Loteamento São Salvador, quase na divisa com o bairro Desvio Rizzo, são cerca de 30 minutos até cruzar os semáforos que levam à Travessa São Marcos, para acesso à perimetral. O cálculo é de uma motorista, que preferiu não se identificar, mas parada na sinaleira, deu uma dica:
— Tem que sair cedo, morar longe do centro é isso. Se cair aqui entre 7h10min e 7h40mi vai ficar um pouco travado mesmo — disse.
Morador há 33 anos do bairro São Caetano, Maicon Oliveira, 36, acredita que o trânsito ficou mais carregado com a criação de loteamentos e a vinda de mais moradores para a região. Ele prefere enfrentar o trecho mais comum e asfaltado do que encarar ruas de calçamento e declives acentuados por dentro do bairro Esplanada:
— Faz uns seis anos que começou a trancar mais. É muito tumulto nas horas de pico, às 7h30min e no final da tarde — considera.
Rua Júlio Calegari e Travessa São Marcos
Paralela à Rua Dr. Assis Antônio Mariani está a Julio Calegari. É a via que passa em frente à garagem da Visate e rota de saída e entrada do bairro Nossa Senhora das Graças. Por ali o trânsito é ainda maior com a presença dos ônibus do transporte coletivo. Quem enfrenta essa realidade todo dia é o motorista Anderson Lucas Pinto, que encara o trânsito pra deixar a esposa no trabalho.
— Moro e trabalho no (bairro) Cidade Nova e vai uma hora para ir e voltar. O tempo do semáforo nunca é o suficiente pra atravessar sem parar no mínimo duas vezes — relata.
Prefeitura planeja alargamento
Um alargamento da Avenida Bom Pastor, a partir da UBS Esplanada até o acesso a Rua Dr. Assis Antônio Mariani, está na pauta da prefeitura para iniciar no começo de maio. De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior a obra aguarda a remoção de postes de energia elétrica para iniciar.
— É uma obra que deve ser entregue em até 45 dias. Um alargamento de aproximadamente cinco metros, então é praticamente uma faixa a mais. E aqueles canteiros que estão ali também serão modificados. É a pernada final do binário com a Rua João Zanbom que o motorista entra em duas faixas e dá mais fluidez. Primeiro faremos o alargamento na entrada para o bairro São Caetano e depois organizaremos as faixas — diz.