Em abril de 2025, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que estará na sétima edição, retornará ao Rio Grande do Sul. O município que sediará o evento ainda não está definido. A última vez que havia sido feito no Estado foi em 2022, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é uma das realizadoras da iniciativa. A pré-inscrição para o 7º Fórum já está disponível no site do evento: biogasebiometano.com.br.
A sexta edição aconteceu de 16 a 18 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, no oeste catarinense, com 771 inscritos, entre empreendedores, integrantes de organizações públicas e privadas, pesquisadores, técnicos e estudantes. Os participantes vieram de 16 Estados brasileiros e de mais 13 países.
A programação contou com palestras e debates, espaço de negócios, premiação aos melhores do Biogás Brasil, momento para startups de biogás, além de outros eventos. Finalizada com visitas técnicas em plantas de biogás e biometano nas regiões do oeste e do meio-oeste de Santa Catarina. Proporcionando aos participantes compartilhar conhecimento e inovações desse ecossistema.
— Uma característica deste evento é que viemos em um sentido de cooperação muito forte e de conteúdos — disse o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, Felipe Marques.
A sétima edição terá coordenação de Suelen Paesi, professora e pesquisadora da UCS, que enfatizou os feedbacks positivos da última edição e que serão considerados para a organização da próxima. Também ressaltou que o evento é um espaço para debates sobre desafios do setor. Caxias do Sul sediou a edição Estadual do Fórum de Biogás e Biometano, em 2017, além da de 2022, que foi o 4º Fórum Sul Brasileiro.
O Panorama do Biogás no Sul do Brasil 2023, levantamento realizado pelo CIBiogás, registrou 636 plantas de biogás cadastradas nos três Estados. No Rio Grande do Sul estão instaladas 84 plantas, sendo 65 da agropecuária, oito da indústria e 11 de saneamento.
O Estado com maior número de unidades é o Paraná, com 426 plantas, seguido por Santa Catarina, com 126. Nas plantas cadastradas nos três Estados do Sul, a energia elétrica tem o maior uso, com 54% de toda a aplicação do biogás. Biometano é o segundo maior uso, com 25%. Os dados foram divulgados pela instituição paranaense durante o 6º Fórum.
O Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).