Prevista para partir da Praça Dante Alighieri rumo à prefeitura de Caxias do Sul, a caminhada em alusão ao Dia Internacional da Mulher não ocorreu devido à chuva. Mas o recado foi dado ao poder público e também à sociedade para que deem mais segurança e respeito às mulheres.
Organizado pelo Fórum de Mulheres Caxienses, a ação reuniu Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, União Brasileira de Mulheres e o Instituto Rosa Del Este, que oferece atendimento psicológico para mulheres que sofreram e sofrem com a violência.
— É um dia muito importante, queremos pedir respeito. Respeito é a melhor palavra que alguém pode nos dar no 8 de março. Nós, mulheres, escolhemos alguém para nos amar e, às vezes, esse amor nos maltrata — disse a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Eremi Melo.
Primeira mulher a presidir a entidade, Eremi comemorou o avanço das mulheres na indústria, em setores que anos atrás eram dominados por homens:
— Saímos da montagem para dirigir empilhadeiras. Somos também soldadoras e pintoras, estamos em todos os espaços. Mas ainda temos denúncias de assédio moral e sexual que precisamos estar sempre em alerta para que não ocorram.
O acesso a saúde, culturalmente mais procurado pelas mulheres, também foi destaque da pauta que levou cerca de 30 à praça, mobilizadas pela União Brasileira de Mulheres. A presidente da entidade em Caxias do Sul, Juceli Aparecida de Queirós, disse que Caxias precisa ser mais humana:
— Nossa pauta é saúde e democracia, porque quem procura a UBS, por exemplo, é a mulher que culturalmente é a cuidadora. Então, ela circula por esses locais e precisa ser respeitada — disse.
Instituto Rosa Del Este já atendeu mais de 350 pessoas
Localizado na Avenida Júlio de Castilhos, o Instituto Rosa Del Este oferece cursos profissionalizantes, atendimento psicológico e acompanhamento com assistentes sociais às mulheres vítimas da violência em Caxias do Sul. Desde a fundação, em 2021, já foram mais de 350 acompanhamentos. A entidade é presidida por Janaína Nascimento:
— Auxiliamos a mulher para que ela tenha um entendimento do porquê ter ocorrido as situações de violência e damos possibilidades para que encerre o ciclo da violência. Atualmente, são 65 assistidas por nós e a busca pode ser espontânea. Estamos de portas abertas para auxiliar.
O Instituto Rosa Del Este fica na Avenida Júlio de Castilhos, 1.657, apartamento 101.