Cerca de 8 mil pessoas visitaram os cinco museus municipais de Caxias do Sul durante a 34ª edição da Festa da Uva. Os museus públicos operaram com horários ampliados em razão da festa recebendo, além de moradores, turistas de diversas cidades, Estados e países.
Durante o evento, um dos mais simbólicos museus de Caxias do Sul, a Casa de Pedra recebeu apoio da comunidade. Isso porque a associação de moradores (Amob) do bairro Santa Catarina não mediu esforços para dar um novo visual ao local, plantando novas flores e revitalizando a parte externa da Casa de Pedra para receber os visitantes.
— Foram números muito representativos e que apresentam tanto o potencial quanto a relevância dos museus para o turismo cultural, especialmente o urbano, na cidade — reflete Itamar Ferretto, diretor de Museus e Memória da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
O Museu Ambiência Casa de Pedra, o Museu Municipal, o Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial e o Monumento Nacional ao Imigrante seguem abertos de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Já para visitar o Memorial Atelier Zambelli é necessário fazer agendamento através da Secretaria Municipal de Cultura.
Todos os museus municipais contam com mediação para conduzir os visitantes para a história de Caxias e entender melhor o acervo.
Endereços
- Museu Ambiência Casa de Pedra: Rua Matteo Gianella, 1.513, bairro Santa Catarina.
- Museu Municipal: Rua Visconde de Pelotas, 586, no Centro.
- Museu dos Ex-Combatentes da FEB na Segunda Guerra Mundial: Rua Visconde de Pelotas, 249, no Centro.
- Memorial Atelier Zambelli: está no espaço interno do Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos pavilhões da Festa da Uva.
- Monumento Nacional ao Imigrante: BR-116, km 150, no final da Avenida Júlio de Castilhos, próximo da Universidade de Caxias do Sul, ao lado da EPI Imigrante.