Quem adentrar o Parque Mário Bernardino Ramos durante as mais de duas semanas da 34ª Festa Nacional da Uva encontrará opções de entretenimento que contemplam os gostos de toda a família. São atividades variadas, pagas e gratuitas, que prometem divertir o público e possibilitam que os visitantes permaneçam por mais tempo no evento.
A reportagem do Pioneiro listou abaixo programas variados que envolvem gastronomia e apresentações artísticas para adultos e crianças e até um pouco de aventura. Confira, se programe e aproveite!
Festival Téti é opção para as crianças
Os pequenos visitantes terão lugar especial na Festa da Uva. O Festival Téti se une à programação e vai garantir espetáculos, apresentações, oficinas e atividades em diversas linguagens artísticas para crianças de até 12 anos.
Localizado no Pavilhão 2, será um palco exclusivo para atrações infantis. A proposta, segundo os idealizadores, é ser um ambiente de acolhimento e diversão para a família toda. Entre os artistas convidados estão os grupos locais Cia Espicula e Garagem de Teatro, além do Grupo Mu. Na programação de atividades diárias, destaca-se Talian’arte per bambini, com Cibele Tedesco, um projeto onde a contação de histórias apresenta o talian para as crianças, por meio de brincadeiras musicais, trava-línguas e parlendas (conversas informais). São utilizados instrumentos como violão, sopros e percussões.
Atração de renome nacional, o grupo musical Tiquequê apresenta o show Todo Dia, no dia 3 de março, encerramento do evento. Formada por Diana Tatit e Wen, a dupla existe desde 2001 e cria espetáculos infantis que misturam teatro, música, dança, histórias e cantigas.
— No momento em que oferecemos essas vivências dentro da festa que simboliza a celebração da cultura de nossa comunidade, damos oportunidade para que os pequenos se apropriem desta cultura, reconhecendo-se nela, e despertem o sentimento de pertencimento. Mais do que isso, frisamos a importância da promoção da cultura para a infância e espaços como a Festa da Uva figuram entre os principais — evidencia a gestora cultural e idealizadora da iniciativa, Caliandra Troian.
Saguzaço, Polentaço e Uvada da Nona
Pratos afetivos e com apelo regional, preparados próximo do público e distribuídos gratuitamente, são atrativos para os visitantes aos sábados na Festa da Uva. Tudo começa com o Saguzaço, que tem expectativa de servir uma tonelada da sobremesa típica, neste sábado (17).
No comando da operação gigantesca estará o chef Carlos Bertolazzi e os estudantes da Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O dia 24 será marcado pela preparação de uma das refeições mais típicas e reconhecidas da região: a polenta. Serão 800kg do alimento, servidos com ragu. O preparo tem parceria com uma equipe da prefeitura de Rio do Oeste (SC).
– Esses eventos prometem despertar curiosidade dos visitantes. Afinal, são quantidades enormes sendo produzidas ao vivo, diante do público. Serão eventos festivos, alegres e certamente muito divertidos. Como tem que ser a nossa Festa – ressalta Carla Pezzi, diretora executiva do evento.
Para encerrar a ação, no dia 2 de março, a Uvada da Nona será a atração, com um tacho com capacidade para 200 quilos de chimia de uva disponível, preparada por Pricila Zanol, rainha da Festa da Uva 2022, e Luisa Pegoraro.
Voos panorâmicos de helicóptero
Quem visitar o evento terá a oportunidade de conhecer as belezas da região dando uma volta nas alturas. Serão disponibilizados voos de helicóptero, pela empresa Helisul, com percurso de aproximadamente oito quilômetros. Além de sobrevoar o local do evento, os participantes terão uma vista privilegiada, por exemplo, da Casa de Pedra, da Igreja de São Pelegrino, vinícolas, entre outros pontos turísticos. A aeronave que estará presente na festa tem capacidade para até quatro passageiros. O valor do passeio será de R$ 359 por pessoa e os ingressos podem ser adquiridos no próprio local.
Os voos acontecem das 14h até o pôr do sol por ordem de chegada. Não é necessário agendar.
Diversão garantida
O entretenimento é um dos atrativos de visitantes, principalmente para os mais jovens ou àqueles que apreciam diversão e aventura. Um parque de diversões ocupará o espaço próximo ao Monumento Jesus Terceiro Milênio – cada brinquedo tem um custo de acesso ou é possível adquirir um passaporte para aproveitar mais que uma atração. E para quem gosta de aventura haverá uma opção inédita: uma tirolesa será montada atrás da Réplica de Caxias e o participante passará por cima do local, chegando até a entrada do Centro de Eventos. O valor para a tirolesa é R$ 40.
Espetáculo Som & Luz de volta à festa
Após oito anos, o espetáculo Som & Luz está de volta à programação da festa. Ao todo, serão 11 exibições, com cerca de 40 minutos de duração, sempre às 20h, em frente ao jardim da Réplica de Caxias do Sul. A nova edição, intitulada Oblívio, terá artistas circenses, bailarinos e músicos locais.
A estreia ocorrerá na sexta-feira (16) para convidados. A primeira apresentação aberta para a comunidade ocorre no domingo (18). Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2.462) ou pelo site www.sesc-rs.com.br.
Ao todo, 50 pessoas estão envolvidas na organização, sendo cerca de 30 artistas.
— Oblívio é sinônimo de esquecimento. Entendemos que vamos contar a história da cidade desdobrando, espiando algumas dobras que ficaram escondidas ou então que ficaram sem ênfase. O nosso olhar não será de tanta palavra. Nós temos um texto que conduz, que situa as cenas, mas, principalmente, vamos nos comunicar visualmente — explicou a diretora artística da atração, Zica Stockmans.