A chuva acompanhada de ventos fortes registrada na noite de domingo (07) danificou uma placa de publicidade na Rua Matteo Gianella, em Caxias do Sul. O trecho entre a Rua Antônio Ribeiro Mendes e Avenida Rossetti foi totalmente bloqueado pela Secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM). A placa do tipo pórtico, que traz informações da Festa da Uva de 2024, fica em frente à Igreja Santa Catarina e se curvou no alto.
Duas paradas de ônibus estão fora de operação devido ao bloqueio de trânsito. Usuários do transporte coletivo embarcam nas ruas onde o fluxo é desviado. Para saída do bairro no sentido ao Centro o embarque é realizado na Rua Antônio Ribeiro Mendes. No sentido contrário, para acesso aos bairros Pioneiro e Santa Lúcia, por exemplo, os veículos desviam pela Avenida Rossetti.
Não há previsão de início da retirada da estrutura e liberação do trânsito. A empresa responsável é de de Santa Cruz do Sul e foi informada ainda na noite de domingo, segundo a Secretaria de Trânsito.
A quadra da Matteo Gianella entre a Antônio Ribeiro Mendes e a Rossetti foi a mais atingida pela ventania. No início da manhã desta segunda feira (8) ainda havia galhos de um pinheiro caídos. O zelador de um condomínio em frente à Igreja recolhia os galhos em um carrinho de supermercado. No interior do condomínio, pelo menos 10 vidros foram quebrados durante a tormenta, registrada entre 20h e 20h30min. Cerca de 2,5 mil pessoas do bairro ficaram sem energia elétrica, que voltou uma hora depois.
Moradora do nono andar de um prédio em frente a igreja, Natália Mocelin, 18 anos, estava em casa durante a ventania e achou que os vidros da sacada se quebrariam com a força do vento:
— Balançava muito, foi por quase meia hora até faltar luz. Foi muito forte, vários vidros da área comum aqui embaixo se quebraram — contou.
Moradora de um apartamento dos fundos da Matteo Gianella, Natália conferiu pela manhã o dano causado na placa que bloqueou o trânsito do ônibus que a levaria ao centro da cidade.
Atenção em outros pontos
Além da Matteo Gianella, também houve registro de queda de galhos nas ruas Emilio Ataliba Finger, no bairro Colina Sorriso, na Mariana Prezi, no Pio X, na Dom José Barea, no Exposição, e na Avenida São Leopoldo.
Na BR-116, um semáforo está desligado em frente Presídio Regional de Caxias. O motorista que vem da Rua Graciema Formolo para acessar a UCS precisa descer até o Monumento Imigrante para fazer o retorno.
Estragos na Serra
O temporal da noite de domingo também provocou estragos na região. Entre Veranópolis e Fagundes Varela, dois postes caíram na RS-355. Os postes já foram retirados da pista, liberando o trânsito que chegou a ficar bloqueado totalmente ao longo da noite e madrugada. Os postes serão recolocados nesta segunda-feira (8) e a RGE também pretende reabastecer a energia na região.
Em São Marcos, uma árvore caiu sobre a rede elétrica na tarde de domingo, já retirada pela RGE que restabeleceu a energia elétrica dos moradores. Bento Gonçalves e Canela também registraram quedas de postes e árvores, mas não há impacto em trânsito ou abastecimento de energia.