Moradores de Caxias do Sul enfrentaram transtornos nesta quarta-feira (3) para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024. Uma queda do sistema acabou causando filas na prefeitura. Por causa disso, foi organizado um atendimento de urgência para dar continuidade ao trabalho. O problema foi solucionado por volta das 11h.
De acordo com a prefeitura, cerca de 500 pessoas foram atendidas entre as 10h e 16h. Além do serviço disponível na prefeitura, moradores também podem ir presencialmente até a unidade Tudo Fácil no Bourbon Shopping San Pellegrino. Neste ano, os boletos para pagamento do tributo em cota única, com desconto máximo de até 12%, não estão sendo encaminhados na forma impressa como em anos anteriores. Nesse caso, o contribuinte precisa acessar o documento online para fazer a quitação (leia mais no final desta reportagem).
Contudo, moradores alegaram dificuldades em receber as novas informações, principalmente sobre os boletos digitais.
— Achei mais difícil, não para mim, mas para meu pai e minha mãe. Eu tenho como acessar o boleto no trabalho, mas percebemos aqui que a maioria das pessoas são de idade e que provavelmente estão aqui para imprimir o boleto ou procurar informações sobre a mudança. É mais complicado não ter o carnê físico — contou a moradora Márcia Teresinha Maraschin, 47 anos.
O carnê físico mencionado por Márcia só será enviado para moradores que optarem por fazer o pagamento de maneira parcelada. A postagem pelos Correios está prevista para a segunda quinzena de março. Segundo a prefeitura, com a digitalização do IPTU em cota única, o cálculo de economia é estimado em cerca de R$ 500 mil, considerando que os boletos não serão impressos.
Mas, nesta quarta-feira, também havia contribuintes que buscavam informações sobre o pagamento parcelado e enfrentaram longas filas, caso de Jusefa Maria da Silva, 84 anos.
— Me disseram que vou receber o carnê porque eu sempre pago parcelado, sou viúva e não tenho condições, então pago sempre parcelado. Vim aqui e peguei fila porque precisava saber como vai ser esse ano. Agora, como vou pagar parcelado, vou esperar chegar em casa. Mas fiquei aqui esperando, mesmo sendo pessoa de idade. Para quem tem mais idade, precisar esperar esse atendimento não é fácil — relatou a moradora.
No início da tarde, o atendimento estava fluindo de maneira mais rápida e as filas tinham de cinco a sete pessoas para retirar a senha e aguardar o chamado. Por volta das 14h30min, cerca de 50 pessoas estavam esperando pelo atendimento nos guichês da prefeitura.
— Vim com o IPTU de outras quatro pessoas para agilizar; o meu, do meu pai, meu irmão e meu cunhado. Me preparei com alguns documentos, mas estão deixando acessar só com o CPF, o que facilita muito, mas só fiquei sabendo disso hoje e acho que deveriam divulgar melhor as informações sobre o atendimento. Felizmente está fluindo rápido agora, mas ainda está confuso. Muita gente não está de férias e precisa sair do trabalho para vir até aqui entender como está funcionando, é uma loucura — conta o morador Roberto Carlos Ribeiro, 47.
De acordo com a prefeitura, o movimento está semelhante ao de anos anteriores, quando os carnês de pagamento em cota única também eram enviados pelos Correios aos moradores.
Fique atento
O pagamento do IPTU com desconto de 12% teve o vencimento prorrogado para o próximo dia 10 de janeiro. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2) pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) durante a posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Como acessar:
Para acessar o IPTU, o morador de Caxias deve ir no site da prefeitura, onde, logo nos ícones em destaque, consta a opção para acessar a guia do imposto. Ao clicar, é possível buscar o boleto tanto via gov.br — para proprietários de imóveis —, quanto por inscrição do imóvel e CPF para locatários. É possível também optar entre o IPTU parcelado com boleto online ou impresso. A postagem pelos Correios está prevista para a segunda quinzena de março.
Para proprietários
Para quem for acessar via gov.br, na primeira opção disponível no site, basta informar os dados já cadastrados na plataforma, por meio de CPF e de senha. Depois, é só autorizar que a prefeitura tenha acesso aos dados e abrirá uma aba, onde é possível escolher qual o imóvel o proprietário deseja imprimir a guia. Após selecionar o imóvel, é necessário informar a data de pagamento.
Nesta mesma aba, é possível escolher entre o IPTU consolidado (cota única) ou parcelado. Para quem pagar até 10 de janeiro, pode ter de 7 a 12% de desconto. O mínimo é para quem ainda tem alguma pendência a ser regularizada, enquanto o máximo é para quem está com tudo em dia até 30 de novembro de 2023.
Proprietários que tiverem pendências anteriores a serem regularizadas, podem clicar na aba "carnê dívida ativa" para consulta.
Para locatários
Para locatários, a segunda opção no site. É necessário informar o CPF do proprietário e a inscrição cadastral do imóvel, tanto para a guia da cota única quanto para parcelado. Por fim, é preciso informar a data em que será feito o pagamento.
O que fazer quando não sabe o número da inscrição?
Caso o locatário não saiba o número da inscrição, na quinta opção do site do IPTU é possível consultar o número. Basta informar o CPF ou CNPJ do proprietário e o nome da rua do imóvel. Na própria aba, é possível copiar o número da inscrição e depois ir em "clique aqui" para ser direcionado para a página de impressão da guia. Caso o proprietário possua mais de cinco imóveis na mesma rua, será preciso informar o número predial.
Acesso ao IPTU por app
Disponível tanto para App Store quanto para Google Play, o morador de Caxias também pode acessar o IPTU pelo app Cidadão Online - Caxias do Sul. Na primeira tela, o usuário deve clicar em "IPTU" e depois informar a inscrição cadastral do imóvel e o CPF ou CNPJ do proprietário.
Após informar os dados, será possível selecionar o imóvel cadastrado e o imposto devido. Depois, é só selecionar se o pagamento será em cota única ou parcelado e será gerado o código de barras, que pode ser copiado ou enviado por e-mail.
O passo a passo feito pela prefeitura também auxilia, tanto para o site quanto para o aplicativo. Confira abaixo: