Depois de ficarem sem cobertura de hospital para o momento do parto em Caxias do Sul, as gestantes que utilizam o IPE Saúde voltarão a ter a o serviço no município. O Círculo Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) que passará a atender os usuários do sistema de saúde dos servidores públicos estaduais na Serra gaúcha. O primeiro serviço oferecido pelo novo parceiro será o setor materno-infantil. O contrato firmado ainda prevê atendimento para pronto-atendimento, radiologia, oncologia, obstetrícia e gastroenterologia.
De acordo com a direção do Círculo, o início do atendimento das gestantes e demais usuários do IPE Saúde depende da assinatura do contrato entre as partes, que ainda não tem data definida para ocorrer. A mudança foi necessária após o encerramento dos serviços privados na maternidade do Hospital Pompéia, em 31 de dezembro do ano passado. Desde 1º de janeiro, o setor atende somente via Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma gestão terceirizada feita pela prefeitura de Caxias do Sul.
A mudança no IPE Saúde é mais um desdobramento da alteração nos atendimentos no Pompéia. Desde 1º de janeiro, a estrutura da maternidade foi cedida para o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), empresa contratada pela prefeitura de Caxias para fazer a gestão do atendimento materno-infantil no Hospital Pompéia — esse contrato abrangerá o período de transferência do serviço do Pompéia para o Virvi Ramos, que deve ser concluída até a metade deste ano.
Atualmente, o IPE Saúde conta com 11.645 usuários em Caxias do Sul e um total de 41.475 nos outros 20 municípios da Serra gaúcha, área de abrangência da instituição.