Um mês e dois dias após o início das operações do pedágio sem cancelas no km 108 da RS-122, em Antônio Prado, cerca de 22,4 mil motoristas estão sujeitos a multa por não pagamento da tarifa. O número representa 12% do total de 187 mil veículos registrados pelo pórtico automático, de acordo com a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). As autuações são por evasão de pedágio e têm valor de R$ 195,23, além de cinco pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como em qualquer multa, é possível recorrer, mas a tarifa não paga continua devida.
O chamado free flow entrou em operação no dia 15 de dezembro e os motoristas precisam ficar atentos ao prazo de 15 dias para quitar a tarifa, se optarem pelo pagamento manual. Dessa forma, quem circulou pela rodovia antes do dia 3 de janeiro e ainda não quitou, já está inadimplente. Ainda assim, a CSG afirma que o índice de não pagamento foi inferior ao estimado inicialmente, que era de até 30%. A avaliação da concessionária é de que o número de inadimplentes caia gradualmente, na medida em que os motoristas se habituam ao novo sistema. Apesar do prazo, mais da metade dos condutores — 57% — quitaram a tarifa no dia da passagem.
— Todas as expectativas foram superadas. A aceitação da tecnologia está sendo muito boa. A inadimplência é muito menor do que esperávamos na arrancada da operação. O sistema se mostrou muito simples para o nosso cliente — afirma o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
O pagamento manual pode ser realizado pelo site da CSG ou pelo aplicativo CSG Free Flow, opção de 38% dos usuários que pagaram via pix. Existe também a opção de quitar por meio dos totens de autoatendimento disponíveis nas bases de serviços operacionais (BSOs) da empresa. São cinco unidades espalhadas pela área de concessão, que foram utilizadas por 2,66% dos motoristas.
O sistema também tem opções para quem prefere não se preocupar com prazos. Nesses casos, é possível utilizar tags de cobrança automática. Os dispositivos são aceitos em qualquer pedágio e também em estacionamentos. Quando um veículo com a tag passa pelo pórtico de cobrança, a tarifa é registrada na fatura do serviço, cujo vencimento pode ser escolhido pelo usuário. Essa opção, considerada ideal para utilizar o free flow, foi a escolha de 46% dos motoristas.
Outra possibilidade é se cadastrar previamente nas plataformas da concessionária e inserir créditos, que são debitados automaticamente ao passar pelo ponto de cobrança. No primeiro mês de operação, 10% dos veículos contavam com a placa registrada e, assim como as tags, receberam descontos de pelo menos 5% na tarifa. A redução no valor pode chegar a 20% dependendo da quantidade de registros dentro do mês.
— Temos 32,5 mil CPFs e 43 mil veículos cadastrados, o que demonstra o interesse dos motoristas nos descontos oferecidos pela plataforma, bem como a preocupação em fazer o devido pagamento da tarifa de pedágio — aponta Peres.
Outras dúvidas a respeito do sistema podem ser esclarecidas nas BSOs, pelo site da CSG (www.csg.com.br) ou pelo telefone 0800 122 0240.
Novos pórticos em fevereiro
Outros cinco pórticos de free flow vão ser ativados em fevereiro na área de concessão da CSG. Os pontos de cobrança irão ficarão na RS-122 em Farroupilha, pouco antes do limite com São Vendelino, na RS-122, em Ipê, e na RS-122, em São Sebastião do Caí. Haverá ainda pórtico na RS-446, em Carlos Barbosa, e na RS-240, em Capela de Santana (veja abaixo).
A data exata ainda não está definida porque os valores de cobrança ainda precisam receber o aval da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). As tarifas definidas nos estudos em janeiro de 2020 precisam ser atualizadas com base no acumulado da inflação. Da mesma forma, a agência também deve avaliar o reajuste das tarifas dos pedágios atuais, com base no acumulado de 12 meses da inflação.
Como funciona o free flow
Ao contrário dos pedágios com cancelas, o free flow não exige a parada dos veículos para pagamento. Câmeras e sensores instalados nos pórticos registram a passagem identificando a largura, altura, comprimento quantidade de eixos e placa de qualquer veículo. O sistema também faz a leitura das tags automáticas. Confira abaixo onde ficam as BSOs e a localização de todos os pórticos de cobrança.
Pedágios e BSOs
Pedágios atuais e valores
- Antônio Prado (no km 108 da RS-122) em ambos os sentidos: R$ 8,30
- Atualmente em Portão (RS-240), sentido Serra-Capital, passará a ser em São Sebastião do Caí (km 4,6 da RS-122), em ambos os sentidos: R$ 11,90
* Tarifas serão atualizadas com base na inflação acumulada desde fevereiro de 2023
Novos pontos de cobrança**
- Ipê (km 151,9 da RS-122): R$ 6,89
- Farroupilha (km 45,5 da RS-122): R$ 8,50
- Carlos Barbosa (km 6,5 da RS-446): R$ 7,85
- Capela de Santana (km 30,1 da RS-240): R$ 7,19
** Tarifas serão atualizadas com a inflação, com base de janeiro de 2020
Bases operacionais
- Ipê: km 151,7 da RS-122
- Flores da Cunha: km 99,5 da RS-122 (junto ao antigo pedágio)
- Farroupilha: km 118,6 da RS-453
- Bom Princípio: km 36,1 da RS-122
- Portão: km 13,19 da RS-240 (Provisória)