A balsa que permitirá a ligação rodoviária direta entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, na Serra, pode chegar ao local da operação até terça-feira (30), no distrito de Santa Bárbara. Neste domingo (27), a embarcação já estava no território de Santa Tereza, mas ainda havia um trajeto de cerca de 16 quilômetros até o ponto onde ficará atracada no Rio Taquari.
O percurso total que o equipamento está fazendo é de 125 quilômetros. A balsa será operada no local onde ficava a ponte que cedeu na RS-431 durante a enchente que atingiu a região no dia 4 de setembro de 2023. De acordo com o proprietário da embarcação, que prefere não se identificar, o dia em que a balsa chegará ao destino final depende das condições climáticas, que implicam no nível do rio.
Segundo a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, o percurso feito até chegar no destino final tem cachoeiras que podem atrasar o deslocamento rio acima. A balsa leva uma retroescavadeira, que auxilia na movimentação. A correnteza e pontos com o rio estreito também dificultam a locomoção.
Quando atracar, encontrará acessos melhorados em ambos os lados do rio. Nas últimas semanas, as prefeituras de municípios da região trabalharam para reestruturar os espaços que serão utilizados para concentrar o equipamento de transporte e permitir o deslocamento de veículos e pedestres. Instalação de vigas de contenção, colocação de pedras nas encostas, calçamento de vias, iluminação pública e trifásica foram algumas das obras feitas.
Funcionamento
A balsa será utilizada enquanto a ponte não for reconstruída. O governador Eduardo Leite assinou no dia 7 de novembro a ordem de início da mobilização para operar o equipamento. Para reduzir o custo final à população, o Estado pagará para a empresa até R$ 622,5 mil para a instalação. A tarifa-base para os usuários será de R$ 9,63.
A previsão para o começo da oferta do serviço é da empresa Lacel Construção e Apoio Naval, de São Jerônimo, vencedora do processo licitatório aberto pelo governo. Ainda sem divulgar datas, a direção ressalta que, depois da chegada da balsa, serão necessários de dois a três dias para colocar toda a estrutura em funcionamento.