Canela, na região das Hortênsias, foi uma das cidades mais atingidas na Serra pelo temporal da noite de terça-feira (16) e madrugada de quarta (17). De acordo com um levantamento da Defesa Civil municipal, 70 casas tiveram danos nos telhados e três ficaram destruídas devido à queda de árvores. Além disso, 11 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão temporariamente abrigadas no Centro Social Padre Franco. Elas são moradoras dos bairros Santa Marta e Dante.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Canela, João Silveira, já foram distribuídos 500 metros de lonas para o atendimento imediato das famílias atingidas. Segundo ele, o trabalho continuará ao longo do dia, com a necessidade de adquirir mais três mil telhas para suprir a demanda.
Ainda em Canela, a Rota Panorâmica — Rodovia Arnaldo Oppitz, nas proximidades do Cemitério Municipal, está totalmente bloqueada em função de queda de árvores. Em comunicado, a prefeitura informa que quem precisa de ajuda pode entrar em contato pelos telefones 193, dos Bombeiros, ou no (54) 99135-1949, na Defesa Civil.
Gramado também foi afetada pelo temporal. Conforme o Corpo de Bombeiros, quatro casas ficaram destelhadas. Também foram atendidas ocorrências de quedas de árvores em veículos. Em nenhum desses casos tiveram vítimas. Na cidade também foi registrada a queda da decoração natalina em alguns pontos mais centrais.
Endrigo Sedrez, morador de Gramado, conta que a chuva forte na cidade começou por volta das 23h de terça. Nesse horário, ele estava saindo do restaurante em que trabalha, no Centro, e precisou se abrigar embaixo do toldo de um mercado para se proteger. O local em que ele trabalha também foi afetado. Uma árvore caiu no empreendimento, impossibilitando a abertura nesta quarta. O prejuízo ainda não foi calculado.
No trânsito, a RS-235, no limite entre Canela e Gramado, ficou parcialmente bloqueado durante a madrugada, mas o fluxo foi liberado por volta das 7h desta quarta, conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Em Picada Café, também na região das Hortênsias, o Corpo de Bombeiros Voluntários atuou na retirada de árvores na BR-116 e também nos bairros São João e Quatro Cantos. Conforme a corporação, no bairro Joaneta, uma árvore caiu sobre uma casa na Rua Vicente Pietro e ninguém se feriu.