A tarde desta quinta-feira (21) foi marcada com o lançamento da 17ª Operação Verão Seguro, em Caxias do Sul. A ação, que acontece anualmente, visa a conscientizar as pessoas sobre os riscos de nadar em represas, a fim de prevenir afogamentos, além de fiscalizar atividades que são proibidas nesses locais, como caça e pesca. A operação segue até 20 de março.
O lançamento foi feito pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal (GM), e com o apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM). Na ocasião, a comunidade também recebeu 15 canteiros para plantios de verduras e legumes, na área de lazer do Complexo Dal Bó, local que era utilizado como lixão.
— Esse espaço estava sendo utilizado como depósito irregular de lixo. Justamente para coibir o descarte, o Samae nos procurou para implantarmos uma horta comunitária, trazendo qualidade de vida para a comunidade e contribuindo com uma alimentação saudável — diz o secretário municipal de Agricultura, Rudimar Menegotto.
A horta comunitária, que também teve apoio da Semma na construção, fica localizada na esquina das ruas Avelino Antônio de Souza e Doutor Luigi Gallicchio, em frente ao Lago São Miguel, pertencente ao Complexo Dal Bó, no bairro Fátima Alto.
Números do verão passado
No início do ano, uma pessoa morreu por afogamento. Sandro Candido Leal, 41 anos, chegou a ficar dois dias desaparecido, na represa São Miguel, no Complexo Dal Bó. O caso ocorreu em fevereiro. Ao todo, mais de 1,2 mil pessoas foram abordadas nas áreas de represas em Caxias.
Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.