A chegada do Natal e da virada do ano traz a possibilidade de férias coletivas e seletivas em empresas de Caxias do Sul. Nas duas maiores metalúrgicas do município, Marcopolo e Randoncorp, os funcionários entrarão em recesso no período. O mesmo deve ocorrer em outras empresas do setor, segundo o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). Contudo, a entidade não realizou um levantamento formal para identificar o percentual de paralisações.
De acordo com a assessoria de imprensa da Marcopolo, tanto na empresa situada em Caxias quanto na de São Mateus, no Espírito Santo, os funcionários optaram por trocar feriados ao longo do ano por folgas no fim de 2023. Todas as atividades ficarão paralisadas entre 30 de dezembro e 07 de janeiro de 2024, com retorno efetivo no dia 08.
A Randoncorp, em Caxias do Sul, fará férias seletivas, ou seja, cerca de oito mil colaboradores entre todas as áreas e setores das unidades de negócios vão parar por duas semanas em Caxias do Sul e região. Segundo a assessoria da metalúrgica, é comum ocorrer férias seletivas de alguns funcionários neste período. Contudo, neste ano, elas foram ampliadas para uma quantidade maior de colaboradores. Isso porque entre o próximo sábado (23) até 8 de janeiro de 2024 a companhia fará a atualização geral dos sistemas operacionais que são utilizados por diversos setores das fábricas e centro corporativo.
Em nota, o vice-presidente de Relações do Trabalho do Simecs, José Paulo Medeiros, explica que as férias são tradicionais no setor devido a "adequações de processos produtivos e demandas de cada empresa". Medeiros destaca que é perceptível o aumento do número de dias programados em 2023 em relação aos demais anos e a antecipação do início do gozo das férias. Segundo ele, isso ocorre em função da baixa demanda, "o que gera uma apreensão do sindicato olhando para a perspectiva do primeiro trimestre de 2024".
Sindicato projeta 80% de restaurantes abertos
Já os restaurantes, bares e hotéis devem permanecer, em sua maioria, abertos, de acordo com Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria - SEGH Região Uva e Vinho. Segundo o presidente, Marcos Antônio Ferronatto, em média 80% dos bares e restaurantes permanecem abertos no final de ano em Caxias do Sul. Os 20% que devem fechar são estabelecimentos vinculados a empresas e, por conta das férias coletivas desses locais, acabam fechando também.
— Muitos restaurantes e bares trabalham normalmente para atender o público local e os turistas que visitam nossa região. Nas cidades da Região Uva e Vinho, praticamente, o funcionamento é normal. Aguardamos os turistas de braços abertos e com grande expectativa — afirma Ferronatto.
Já em relação a hotéis, que ficam 100% abertos, a ocupação dos estabelecimentos deve ficar em 70% em Caxias do Sul e em 90% nos demais município da Região Uva e Vinho.