Renato, o que você faz durante a semana quando está no CT Luís Carvalho? Leituras, vê séries, faz exercícios físicos, meditação, conta histórias dos tempos de galã para os jogadores?
E a pergunta é essa porque está claro que treinar o time você não treina.
O Grêmio contra o Juventude foi horroroso e só não perdeu porque o goleiro, que sequer acertava o canto dos pênaltis, finalmente, acertou e não deu rebote. Nos últimos dois jogos, o argentino salvou o Grêmio de uma goleada histórica na Arena do Palmeiras e de uma derrota em casa para o Juventude. A fotografia desta reta final de Brasileirão tem a cara de Marchesín.
Na noite desta quarta-feira (20), o Grêmio chegou aos 100 gols sofridos nas edições 2023 e 2024 do Brasileirão. As defesas armadas e treinadas por Renato Portaluppi levaram 100 gols em duas edições da competição e a deste ano ainda não acabou. Eu sei que alguém com boa memória lembrou que o time foi vice-campeão no ano passado e isso é verdade. Mas também é verdade que o vice teve nome e sobrenome de um extraterrestre: Luís Suárez. Luisito se foi e a verdade apareceu. Ele era quase tudo.
Na coletiva, óbvio, o assunto da enchente voltou. Renato acredita que a maioria dos problemas do Grêmio estão relacionados com a tragédia que abateu o Rio Grande do Sul e vai repetir isso para sempre. O time dele jogar um pouquinho melhor nunca está na pauta. Mas a novidade ele deixou para o final quando disse que espera que algum técnico que venha para o Grêmio faça 50% do que ele faz pelo clube. Essa fala ele, inclusive, repetiu.
Eu já escrevi essa frase aqui numa outra coluna e vou repetir: Renato não está bem. A frase do técnico que consiga fazer 50% do que ele faz pelo clube poderia ser só mais uma prova de confiança no próprio taco, a famosa marra que ele sempre teve, mas é bem mais do que isso. Ele não está bem e não pode ser levado a sério o que ele anda dizendo desde que a enchente mudou o ano de 2024 para os gaúchos.
Voltando para a Terra, com os pés no chão, a realidade para os tricolores é que ainda faltam 4 jogos e, segundo as projeções, um time precisa de 44 pontos para se livrar do rebaixamento.
O Grêmio tem 40 pontos. Assim, com seu maior ídolo e comandante do time num mundo paralelo, será que Grêmio consegue escapar do rebaixamento? Eu não sei. E também não sei o que Renato faz no CT durante a semana.