A ação do vento e da chuva fortes que derrubaram a mostra "Van Gogh & Impressionistas", em Caxias do Sul, no final da tarde desta sexta-feira (15), foi rápida, segundo relatos de quem estava no local no momento do incidente. A estrutura desabou e deixou, pelo menos, 12 pessoas feridas sem gravidade.
De acordo com o jornalista Gustavo Tamagno Martins, que estava na mostra com a irmã Eduarda Tamagno Martins, 18 anos, um barulho forte de vento e chuva ecoou pela exposição. No entanto, os dois pensaram que o som fazia parte da sonoplastia da mostra.
— Por isso, não nos assustamos muito. Depois, minha irmã notou que a parede estava balançando e, poucos minutos depois, já começou a cair toda a estrutura por cima de nós e as pessoas começaram a correr. Foi questão de segundos para tudo ir ao chão — lembra Martins.
Depois do acidente, as pessoas começaram a correr para fora da área da exposição. Segundo o jornalista, foi possível ver carros no estacionamento do shopping com vidros quebrados após serem atingidos pela estrutura.
— Parecia um filme de terror, principalmente porque dava para perceber o semblante de medo no rosto das pessoas, até porque as portas de saída de emergência estavam emperradas. Só vimos as paredes caindo em cima das pessoas. Minha irmã chegou a cair e arranhar o pé, mas foi um ferimento leve. Conseguimos sair correndo, o teto caiu em cima da gente, mas saímos rápido — conta o jornalista.
A estudante de enfermagem Daiane Girelli estava no local acompanhada do namorado no momento em que ocorreu o desabamento. Segundo ela, foi durante a apresentação dos projetores, no salão maior da mostra, que as pessoas começaram a correr.
— Tentamos sair por uma porta e quando chegamos nela tinha gente tentando sair e não dava para sair. Então, ficamos perto de uma parede falsa e tudo atrás de nós caiu. Conseguimos sair por entre as estruturas caídas. Tinham pessoas idosas, crianças de colo, deixamos que saíssem na nossa frente e saímos a procura de uma cobertura porque chovia muito forte — lembra a estudante.
Localizada no estacionamento do Shopping Villagio Caxias a mostra abriu ao público no último sábado (9). Mais de 150 reproduções de obras de Van Gogh estavam contempladas em todos os ambientes da exposição. A reportagem não conseguiu contatar representantes da empresa responsável pela mostra.
O que diz o Villagio Caxias
"O Villagio Caxias Shopping informa que prestou os primeiros socorros aos visitantes atingidos, encaminhando-os ao hospital. Diante dos ventos fortes que atingiram Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira, provocando destruição em diversos pontos da cidade, a estrutura de uma exposição que ocorria no estacionamento caiu. O shopping auxilia o trabalho das autoridades e está prestando todo o apoio às vítimas."