A exposição Van Gogh & Impressionistas abriu para a visitação no dia 9 de de dezembro, no estacionamento do Shopping Villagio Caxias, no entanto, a estrutura desabou por causa do forte temporal desta sexta-feira (15). A ideia dos organizadores da mostra era permanecer em cartaz em Caxias até janeiro de 2024.
Quem pode visitar a mostra, até a tarde de sexta, teve acesso a mais de 150 reproduções de obras do pintor holandês contempladas nos seis ambientes da exposição (leia a seguir), que também contava com explicações sobre a história de vida da figura icônica que foi Vincent Van Gogh e de outros pintores impressionistas, como Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir.
Na chegada
Ao chegar na exposição, o visitante se deparava com algumas possibilidades de interatividade. Logo de cara, podia-se acessar um totem, onde a pessoa selecionava uma obra do pintor holandês, que iluminava por 30 segundos toda a recepção.
Primeiras impressões
Ao deixar a área da recepção, o visitante precisava percorrer corredores temáticos, chamados de Labirinto Instagramável. Os espaços tinham temas que apareciam em obras diversas do pintor. O destaque ficava por conta do corredor infinito, com espelhos nos dois lados. O espaço era inspirado na obra Noite Estrelada.
História
Ao sair dos corredores, o visitante se deparava com um espaço onde a história do artista era contada. De forma resumida e breve, seis totens iluminados mostravam a trajetória do holandês, desde o nascimento até a mudança para a França e, depois, o sucesso póstumo.
Atelier
Depois de passar pelas explicações sobre vida e obra do artista, o visitante se deparava com um espaço chamado de Atelier. Lá era onde a magia acontecia, por meio da projeção mapeada. Durante 41 minutos, o público era convidado a se sentar para apreciar a projeção, que passava por todas as paredes e, também, pelo chão — o espaço media 1,5 mil metros quadrados.
Ao sair do Atelier, uma figura de Van Gogh com mais de quatro metros de altura, produzida em isopor especialmente para a exposição, era uma das atrações à parte.
Na saída, ainda era possível garantir uma lembrança na loja oficial da exposição. Os itens à venda iam desde xícaras até chinelos de dedo e camisetas, com preços que variavam entre R$ 50 e R$ 100.