A balsa prevista para entrar em operação no lugar da ponte de Santa Bárbara, que caiu na cheia de setembro, deve ser instalada em cerca de 60 dias, ou seja, até metade de janeiro de 2024. O governador Eduardo Leite assinou a ordem de início da mobilização no dia 7 de novembro. No fim de outubro, uma empresa de São Jerônimo venceu a licitação para oferecer o serviço. Ao mesmo tempo, o Estado trabalha em projeto para construir nova ponte na RS-431, que ligue São Valentim do Sul a Bento Gonçalves.
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a balsa deve transportar veículos e cargas enquanto a nova ponte é construída. Além disso, para reduzir o custo da tarifa à população, o governo estadual pagará a empresa até R$ 622,5 mil para a instalação da balsa. A assinatura prevê 70 dias para a instalação completa - do prazo, mais de uma semana se passou, assim restando um pouco mais de 60 dias.
De acordo com a assessoria do governo, a tarifa referência para veículos de passeio é de R$ 9,63. Ela servirá de base para os valores que serão cobrados aos demais veículos. A balsa deverá ter dimensão mínima de 400 metros quadrados e capacidade de carga igual ou superior a 200 toneladas.
Busca de recursos para ponte
De acordo com a assessoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o anteprojeto e o orçamento para a construção da nova ponte estão prontos. Agora, a obra será cadastrada no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para recebimento dos recursos. Localizada no ponto onde os rios das Antas e Carreiro se encontram e formam o Taquari, a estrutura ficava na comunidade de Santa Bárbara, em São Valentim.