Em Farroupilha, voluntários de diferentes países se reuniram nesta sexta-feira (13) para reformar casas de uma comunidade. A ação faz parte do Projeto América, que leva o Evangelho às pessoas através da prestação de serviços. Na Vila Esperança, cinco moradias selecionadas por estarem em condição mais precária foram contempladas pela ação.
As reformas são pontuais, com melhorias em pisos, teto, banheiros. Os voluntários têm dois dias pra realizar o trabalho. Dessa forma, o trabalho precisa ser intenso. Além disso, os materiais utilizados nas obras também são adquiridos pelo projeto, que anualmente escolhe um local para o encontro internacional.
A iniciativa nasceu no Uruguai, no início dos anos 2000, e desde então o morador de Farroupilha Edson Kilian Bitencourt é integrante. Ele é um dos responsáveis por trazer o projeto para a Serra gaúcha neste ano.
— O nosso principal objetivo é pregar a palavra, falar do Evangelho de Jesus, e nós usamos a estratégia de servir à comunidade. Nós viemos, servimos, e é uma porta que se abre para ficar mais fácil de nós falarmos da palavra de Deus. Fizemos três visitas, olhamos quais eram as necessidades, vimos a quantidade de voluntários e o tempo que nós tínhamos. Precisamos fazer o trabalho que é possível terminar nesses dois dias — explica Bitencourt.
A operadora de máquina Adriana Dias é uma das moradoras beneficiadas pela ação. A casa onde ela mora com os cinco filhos recebeu reparos no piso.
— Eu me sinto muito grata porque essas pessoas vieram de longe e, se não fossem eles, provavelmente iria demorar um bom tempo ainda para arrumar. A gente precisa de pessoas que nos enxerguem e nos ajudem —contou.
Além das reformas, também ocorre ao lado da unidade básica de saúde da Vila Esperança uma feira social, onde são oferecidos serviços para a comunidade, como atendimento médico gratuito, corte de cabelo e brincadeiras para crianças. Voluntários também fizeram reparos em uma área de lazer da Vila Esperança.