Depois de três anos parado em função da pandemia, o projeto Embrapa & Escola, desenvolvido há mais de 20 anos pela Embrapa Uva e Vinho, foi retomado nesta semana. Mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas de Bento Gonçalves visitam a sede da instituição.
Conforme o chefe-geral Adeliano Cargnin, essa é a oportunidade de mostrar para a comunidade o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, além de instigar nas crianças a curiosidade e o interesse pela ciência.
Durante a visita, os estudantes visitam quatro estações, localizadas em diferentes locais da empresa. Eles conhecem a história da Embrapa Uva e Vinho, que em 2023 completou 50 anos, bem como aprendem sobre educação financeira, elementos do solo e suco de uva.
Neste ano, em parceria com o Consevitis, o projeto proporciona às crianças uma experiência sensorial. Em um laboratório de análise, eles recebem três bebidas feitas a base de uva e, por meio dos sentidos como olfato, paladar e visão, são desafiados a identificar qual é suco de uva integral, néctar da fruta e refresco.
A professora Luana Buffon, que acompanha as visitas, reforça o quanto esse tipo de iniciativa é importante para aproximar as crianças da cultura local e também para despertar novos interesses.
— O contato dessas crianças com o processo científico desde cedo estimula eles a buscarem esse tipo de profissão e seguir, quem sabe, esse caminho no futuro — destaca.