Quem visitar as edições de 2024 da ExpoBento e da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), em Bento Gonçalves, perceberá mudanças na organização da feira e da festa, que serão realizadas mais uma vez de forma integrada entre os dias 30 de maio e 9 de junho do ano que vem. As novidades foram anunciadas na noite de terça-feira (17) em um encontro promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), entidade responsável pela realização dos dois eventos.
As mudanças foram feitas com base em pesquisas realizadas com os visitantes na edição deste ano dos eventos. A principal dela é que o espaço destinado para a Fenavinho, que valoriza a participação das vinícolas de Bento Gonçalves, ocupará área maior dentro dos pavilhões e terá o layout renovado. A tradicional vila típica, que norteou o conceito das edições anteriores, será substituída por uma proposta que melhora a qualidade da experiência gastronômica e as atrações culturais, que serão concentradas em um palco 360 graus.
De acordo com a presidente do CIC-BG, Marijane Paese, 88% do público que vai até os dois eventos procura por opções de gastronomia, vinhos e entretenimento, índice que embasou as mudanças previstas para o ano que vem. A atração principal do espaço será um bodegão, com tamanho quatro vezes maior do que a estrutura da edição deste ano do evento.
— O bodegão vem maior justamente para promover uma experiência também maior. Um atrativo que teremos dentro do bodegão também é a distribuição de uma taça de vinho, que vai estar inclusa no ingresso. São novidades que vão atrair público, faixas etárias novas, quem busca também um conforto. Estar em um espaço enogastronômico, poder estar assistindo um show artístico, estar mais próximo para entender mais da nossa imigração italiana — explica Marijane.
Para a ExpoBento, além dos estandes da indústria, do comércio e dos serviços, os visitantes terão acesso a novos ambientes, como o Espaço Vida e Saúde, que reunirá expositores de produtos ligados ao bem-estar, caso de academias, suplementos alimentares e farmácias. Também haverá ampliação do Espaço do Automóvel, que será realocado para um pavilhão maior e reunirá dezenas de veículos novos e antigos.
O setor destinado para a agroindústria familiar também será ampliado, favorecendo a visitação, o contato do público com os produtores e os negócios. O ambiente estará localizado mais ao fim do percurso, evitando que os visitantes permaneçam por muito tempo com sacolas nas mãos.
— É um desafio enorme, mas muito gratificante. Temos um time nas diretorias que auxiliam para que possamos fazer um grande evento — afirma o diretor-geral da ExpoBento, Tiago Casagrande, que é empresário de Bento Gonçalves e participa da feira como expositor desde 2012.
A ExpoBento completa 34 anos desde a primeira edição e é considerada a maior feira multissetorial de compras e entretenimento do Brasil. Já a Fenavinho foi retomada em 2019 após oito anos sem ser realizada e, desde então, vem ganhando força e conquistando novos adeptos, especialmente por celebrar o trabalho dos agricultores, no campo, e das vinícolas, que transformam a uva na bebida símbolo da cidade e da região.
Em 2023, mais de 262 mil pessoas aproveitaram produtos e serviços. Para o ano que vem, a expectativa dos organizadores é de que os dois eventos reúnam cerca de 500 expositores e movimentem R$ 50 milhões em negócios.
Diretores dos eventos
Também foram apresentados, durante o encontro, os nomes dos integrantes das diretorias dos dois eventos.
Diretoria da 32ª ExpoBento
- Diretor-geral: Tiago Casagrande
- Diretora industrial: Tais Cariolato e Irani Raimondi (vice)
- Diretor de serviços: Jonatas Ferrari e Vinicius Piva (vice)
- Diretora de eventos: Fernanda D’Arrigo e Vinicius Buffon (vice)
- Diretora de projetos: Lizandra Mazzoccato e César Anderle (vice)
- Diretor de marketing: Rodi Goulart e Taciele Monteiro (vice)
- Diretora comercial / promoção: Ângela Cavalet Peron e Gustavo Predebon (vice)
Comitê da 19ª Fenavinho
- Coordenadora: Patrícia Pedrotti
- Curadoria vinícola: Alexandre Miolo
- Integração cultural: Guilherme Dal Piva, Juarez Fracalossi, Samuel Pedrotti e Vanessa Torresan
- Relações sociais da corte: Barbara Bortolini