A chuva intensa registrada entre a segunda (16) e a terça-feira (17) provocou estragos em cidades da Serra: um raio atingiu um poste de energia elétrica em Vacaria e uma casa foi danificada pela queda de um muro em Gramado. A chuva também causou o bloqueio da ponte no Rio das Antas, entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Linha Alcântara. A passagem foi liberada no sábado (14), mas voltou a ser interrompida, já que a via está submersa mais uma vez. A opção para os motoristas é a BR-470, pelo município de Veranópolis. Em seguida, é preciso ingressar na RS-359 pelo Arco Sul do município, até chegar em Cotiporã. Com isso, o desvio quase dobra a quilometragem do trajeto, de cerca de 33 quilômetros para 60 quilômetros.
Em Gramado, a ocorrência mais grave foi registrada por volta das 21h30min de segunda-feira no bairro Piratini. De acordo com os Bombeiros, a chuva provocou um deslizamento de terra, que levou um muro a desabar em uma moradia. Os moradores foram retirados do local e a casa foi interditada. Ninguém ficou ferido.
Já no município dos Campos de Cima da Serra, moradores da Rua São Manuel passaram por um susto depois que um raio caiu em um poste de energia elétrica na tarde de segunda. A estrutura pegou fogo por volta das 14h no bairro Planalto, em Vacaria. Ninguém se feriu.
Em Caxias do Sul, a chuva intensa também abriu buracos no asfalto na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, no bairro Bela Vista. Moradores e motoristas sinalizaram o local com cones, uma cadeira e sacos para chamar a atenção de quem transita pela via.
Em outros pontos da Serra foram registrados deslizamentos de terra, quedas de árvores e falta de energia elétrica durante a noite. Em Garibaldi, os Bombeiros foram acionados para atendimento a uma queda de árvore em uma estrada no interior, mas sem bloqueio no trânsito. Em Nova Petrópolis também foi registrada a queda de uma árvore, mas a equipe dos Bombeiros já retirou os galhos do local.
No município de São Marcos também houve um deslizamento de terra. Conforme os Bombeiros, o registro foi próximo ao quilômetro 117 da BR-116, mas afeta apenas a pista lateral, sem atrapalhar o tráfego de veículos.