Distante cerca de 15 quilômetros do Vale dos Vinhedos, Santa Teresa é a cidade mais atingida pela cheia do Rio Taquari nesta terça feira (5). São mais de 250 pessoas desalojadas, segundo a prefeitura, e cerca de 100 residências afetadas, além de 25 estabelecimentos comerciais. Dentre eles, um posto de gasolina e a cooperativa de produtores agrícolas que fica na entrada da cidade. Ambos ficaram destruídos com a força da água que começou a subir ainda na tarde de segunda-feira (4).
Casas foram arrastadas pela correnteza e a cidade segue sem energia elétrica. Famílias foram removidas com a ajuda de botes do Corpo de Bombeiros. Dentre elas a do servidor público Luís Antônio Fittareli, que permaneceu das 15h30min de segunda-feira até a manhã desta terça isolado com a mãe de 86 anos no sótão da residência.
— A casa da minha mãe foi levada, a da minha tia e do meu afilhado também. Tomamos água da caixa d’água até que os bombeiros viessem. Com pânico e medo, tu não sabe o que fazer — diz.
Funcionária de um posto de gasolina que ficou destruído com a enchente, Karina Chiminazzo, 44, não sabia por onde começar nesta manhã:
— A gente não tem um plano de ação.
Proprietário de uma pousada, Juliano Fitarelli, também ex-vereador e secretário de turismo de Santa Tereza, conseguiu salvar a mobília da casa, que foi levada pela força da água.
— A situação ficou pior durante a noite. Recolhi tudo que tinha e coloquei no caminhão.