Diversas cidades da Serra ainda contabilizam os estragos provocados pela chuva constante que atinge a região desde sexta-feira (1°). Há relatos de pessoas ilhadas em Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves, e em Santa Tereza na manhã desta terça-feira (5). Bombeiros de Bento Gonçalves, Veranópolis e Farroupilha percorrem as comunidades do interior de Santa Tereza de barco para resgatar quem precisa de ajuda. Dois bombeiros de Torres chegaram na cidade com jet ski para ajudar nas buscas.
Na manhã desta terça-feira eles vão intensificar as buscas, especialmente no interior de Bento e em Santa Teresa. O município ainda contabiliza quantas pessoas estão fora de casa. Também há estragos em Nova Bassano, São Jorge, Nova Araça, Ipê, Guaporé, Paraí, Campestre da Serra, Jaquirana, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Bom Jesus.
Na segunda-feira (4), famílias foram retiradas de casa em Nova Bassano, São Jorge e no interior de Caxias. Segundo os bombeiros, pessoas ficaram ilhadas no distrito de Criúva em Caxias do Sul e precisaram ser resgatadas das casas.
Ainda na Serra, a ponte de ferro que liga Farroupilha a Nova Roma do Sul foi arrastada com a força da água do Rio das Antas. A queda aconteceu em dois momentos no final da tarde. A cidade pode ser acessada por Antônio Prado. O acesso a Nova Roma pela RS-448, por Farroupilha, está interditado, assim como a balsa que liga o município a Nova Pádua. O único acesso a Nova Roma fica restrito ao caminho via Antônio Prado, utilizando a RS-437 e a RS-448.
Em Caxias do Sul foi registrada uma queda de barreira na Estrada Adolfo Randazzo, ainda no início da noite de segunda. A via, que é uma opção para quem se desloca entre a região do bairro Santa Fé e a região do bairro Serrano e Santo Antônio, está totalmente bloqueada. Há cones na pista e para quem estiver passando pela estrada, é necessário passar pela contramão. A alternativa para quem se desloca entre os dois pontos da Zona Norte, é utilizar a RSC-453 (Rota do Sol e a BR-116).
Já em Flores da Cunha a estrada que liga o município até o distrito de Otávio Rocha está interditada após o acesso à Capela São Francisco. Não há previsão de liberação da via para tráfego de veículos. Como alternativas de desvio, a orientação é que os motoristas utilizem a estrada da linha 60.
Em Bento Gonçalves, o nível do Rio das Antas começou a subir na segunda-feira, por volta das 13h, e rapidamente cobriu estradas, casas e galpões. A comunidade de Linha Alcântara é uma das mais atingidas. Segundo a prefeitura, cerca de vinte famílias precisaram sair de casa e foram levadas para casa de familiares. A Defesa Civil aponta que mais de 50 casas foram atingidas pela cheia do rio, sendo que duas moraridas foram arrastadas pela água. Não há relatos de feridos até o momento.
Demais bloqueios
Em Nova Bassano há bloqueio no Km 09 da RS-351, onde uma ponte está submersa.
Na ERS 431 alagamento e ponte sobre rio Taquari cedeu. Entre Bento e São Valentim. Desvios no sentido de Bento Gonçalves para Passo fundo deve ser feito pela BR 470.
Buraco na pista, Rua Pio XII no bairro São José na pista da esquerda
RS-122 com bastante buracos principalmente entre a Fras-Le e o posto do Comando Rodoviário no sentido Caxias-Farroupilha.
Ponte do Rio das Antas entre são Marcos e Campestre da Serra bloqueada, sem previsão de liberação.
Trecho entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul no km 181 bloqueio total, sem previsão de liberação.
Na BR-470, Km 142, Ponte do Rio da Prata, Nova Prata, interditada totalmente, nível da água atingiu o tabuleiro.
Queda de árvore na 446 no KM 10.5 em Barbosa, mas sem bloqueios
A ponte entre Guaporé e Anta Gorda está totalmente debaixo d´água. Por causa da força de água no local, a ponte está fechada para tráfego. Há rotas alternativas pela RS-332 e pela RS-129.
Na RS-110 há dois pontos de bloqueio total. Em Bom Jesus, é no Km 69, devido a uma queda de barreira. Já em Jaquirana um deslizamento de encosta bloqueia o Km 81. Nos kms 74 e 79 o bloqueio é parcial, também devido a deslizamento de encosta, com desvio do trânsito por dentro do município.
No Km 13 da RS-431 há bloqueio parcial, com pista submersa.