Dois anos após ocupar um prédio na Rua Sinimbu, o Restaurante Popular de Caxias do Sul muda para um novo endereço a partir de segunda-feira (4). O serviço passa a funcionar em um prédio na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho na esquina com Rua Ângelo Anghinoni, no bairro São Victor Cohab. O espaço é gerenciado pela Associação Mão Amiga em parceria com a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).
De acordo com o frei Jaime Bettega, o atual prédio, na Sinimbu, não comporta mais ampliações e necessita de ajustes. Segundo ele, para permanecer no novo espaço, seriam necessárias reformas, como a instalação de transformadores de energia e da rede de esgoto. Ao mesmo tempo, o novo prédio possui espaço para instalação de uma cozinha planejada e industrial, facilitando a preparação dos alimentos servidos para a comunidade.
Com mais espaço, o Restaurante Popular poderá oferecer mais cursos profissionalizantes e ampliar os serviços o número de refeições por dia.
— Existe uma série de benefícios com essa mudança e nos permite pensar no futuro, com ampliações que estamos prevendo. O prédio na Sinimbu não comportava mais nenhum tipo de iniciativa — explica o frei.
Segundo a prefeitura, o Restaurante Popular produz e distribui 1.370 refeições diárias para a população em vulnerabilidade social, sendo que 1.130 são produzidas com recursos municipais: 271 unidades para o Canyon, 246 unidades no Campos da Serra, 206 unidades no bairro Esplanada e 407 unidades no Reolon. Já por meio do Pró-Social, projeto firmado entre a Associação Mão Amiga e o Estado do RS, são elaboradas outras 240 refeições diárias.
O frei destacou que toda a distribuição seguirá sendo realizada normalmente, bem como a entrega de oitenta marmitas diárias para a população em situação de rua, junto à sede da UAB, nas imediações do Fórum. Como o local funciona mais como uma cozinha industrial, não há refeições servidas na sede do restaurante.