Em coletiva de imprensa na manhã desta de quarta-feira (6), realizada no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou que o governo federal está enviando recursos financeiros, materiais e aeronaves para o Rio Grande do Sul. Os benefícios serão empregados nos municípios atingidos pela chuva nos últimos dias, dentre eles Muçum, Encantado e Lajeado.
O ministro garantiu que solicitou o envio de mais cinco aeronaves para o Estado gaúcho nesta quarta, para ampliar os resgates as pessoas que seguem ilhadas.
— A gente não vai medir esforços. Será empregado tudo o que for necessário. Porém, precisamos de planejamento e organização. Tem muita gente, muitos voluntários, material e financeiro, mas se não for organizado, as respostas demoram — salienta o ministro.
Goéz comentou ainda que até o momento já foram destinados R$ 280 milhões para auxiliar o RS devido aos últimos dois ciclones. Contudo, para este novo evento climático, novos recursos serão disponibilizados. O montante ainda não foi divulgado.
Participaram da comissão, que sobrevoa os municípios atingidos pelo RS nesta quarta, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
Pretto informou que, por meio da Conab, serão disponibilizados produtos de higiene pessoal, alimentação, água e demais itens necessários para o atendimento emergencial das pessoas que estão fora de casa.