Após o temporal que atingiu a Serra desde a última sexta-feira (1º), ainda há diversos pontos de bloqueios em rodovias estaduais e federais na região. A ponte sobre o Rio das Antas, entre os municípios de São Marcos e Campestre da Serra, no km 96, da BR-116, permanece totalmente interditada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não há previsão de liberação.
Os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizaram vistoria na terça-feira (5), mas aguardam o nível da água baixar para realizar uma avaliação mais criteriosa da estrutura ainda esta semana. Os motoristas devem trafegar pela RS-122, via Antônio Prado, e podem utilizar o desvio entre São Marcos e Campestre da Serra pela VRS-315.
Na tarde desta quarta-feira, a Estrada Municipal Menino Deus, em Forqueta, interior de Caxias, foi totalmente liberada. Na Estrada do Vinho em Vila Cristina não há bloqueios, mas a subprefeitura atua na remoção, limpeza e abertura de desaguadores.
Há bloqueios também em Flores da Cunha: a estrada que liga o município ao distrito de Otávio Rocha segue interditada devido ao deslizamento de terra ocorrido na segunda. Segundo a prefeitura, as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Obras avaliaram o local nesta terça-feira (5) e a desobstrução deve começar nesta quarta. A alternativa de desvio é a estrada da Linha 60.
Na RS-110, entre Jaquirana e Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, o trecho está totalmente bloqueado para limpeza da via. Para que o tráfego seja restabelecido, será necessário realizar a remoção da terra, das rochas, das árvores e de outros materiais que estão depositados na pista. Se as condições climáticas estiverem favoráveis, o trabalho prosseguirá sem interrupções.
O DNIT também informa que a BR-470 será interditada até as 13h no trecho entre André da Rocha e Nova Prata, na ponte sobre o Rio da Prata, no km 143. No local está sendo realizada a manutenção no madeiramento da ponte.
Confira a situação nas demais estradas:
Rodovias
:: RS-851: bloqueio total entre Nova Bassano e Serafina Corrêa, no km 9. A ponte sobre o Rio Carneiro está submersa. Não há desvio. Técnicos do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) para avaliação dos danos.
:: RS-110: bloqueio total entre Jaquirana e Bom Jesus, entre os kms 69 e 81. Houve queda de barreira no local. Não há desvio. Limpeza começa nesta quarta-feira.
:: RS-443: bloqueio total na Ponte do Rio da Prata, no km 12, em Protásio Alves
:: RS-431: bloqueio total em Bento Gonçalves, na divisa com São Valentim do Sul, entre os kms 10 e 24. A ponte sobre o rio Taquari cedeu. Não há desvio.
:: RS-448: bloqueio total entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, km 37. No trecho, houve o transbordamento do Rio das Antas e a ponte foi derrubada. Para se deslocar entre os dois municípios, é preciso seguir pela RS-122, entrar em Antônio Prado e utilizar a RS-437.
:: RS-441: a ponte entre Guaporé e Anta Gorda está fechada para tráfego. A outra opção entre as duas cidades é via RS-129, passando por Encantado, e a RS-332, o que aumenta o deslocamento em cerca de 70 quilômetros.