Além das doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, os municípios do Estado atingidos pela cheia do Rio Taquari necessitam de mão de obra. Para auxiliar na busca de quem está disposto a ajudar os moradores a reconstruírem as cidades deles, a Fundação Caxias lança um cadastro de voluntários em Caxias do Sul. Como explica o presidente da entidade, Euclides Sirena, há muitos serviços a serem feitos nas comunidades, assim o principal pré-requisito é que as pessoas que se apresentem tenham disposição em ajudar.
O convite é feito para profissionais das mais diferentes áreas, que podem ir da construção civil até a saúde. O objetivo é auxiliar tanto em obras quanto a população, que foi afetada pela devastação. Sirena dá como exemplo que podem ser pedreiros, eletricistas, enfermeiros e nutricionistas. Como reforça o presidente da Fundação Caxias, o importante é que as pessoas queiram ajudar de alguma forma. Os interessados podem apresentar-se na sede da Fundação Caxias (Rua Sarmento Leite, 2189, no bairro Rio Branco) e realizar o cadastro.
— Devem ser pessoas que se sentem em condições de trabalhar nos locais. Vamos reunir e capacitá-los — explica Sirena.
Assim que forem capacitados para atuarem nas comunidades devastadas, a Fundação enviará grupos para os municípios atingidos, como Nova Bassano, Santa Tereza, Muçum, entre outras localidades. Não há uma cidade específica, com os voluntários podendo ser enviados conforme a necessidade. A ideia é que a Fundação Caxias tenha acampamentos nos locais para receber os grupos.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3223-0528 ou (54) 99112-9890.