Cidades da Serra têm diferentes pontos de coleta de doações para pessoas afetadas pela chuva no Estado. Entre os itens mais necessários neste momento estão alimentos não perecíveis, água potável, materiais de limpeza e materiais de higiene pessoal.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Caxias do Sul, Luis Fernando Pinheiro, as doações são destinadas aos municípios conforme as necessidades de cada localidade. Essa triagem é realizada pela coordenadoria estadual da Defesa Civil. O órgão repassa ao município de origem para qual cidade os donativos devem ser enviados, de acordo com um monitoramento feito a nível estadual.
Pinheiro alerta que a orientação, neste momento, é que as pessoas não se desloquem por conta própria para as cidades mais atingidas pelas chuvas, por questão de segurança. Isso porque muitas estradas estão em condições precárias, e o aumento do número de pessoas nas cidades pode atrapalhar na recuperação e resgates.
— As pessoas podem contatar os bombeiros e levar as doações aos quartéis de cada cidade. Lá, eles direcionam para o município que tem mais necessidade no momento. Não adianta tomar atitude sozinho porque pode correr perigo — alerta.
Pontos de coleta na Serra:
Bento Gonçalves
A cidade, que decretou situação de emergência nesta terça (5), iniciou uma campanha de arrecadação, com dois pontos de coleta. Para pessoas afetadas na cidade que queiram retirar as doações ou para aqueles que pretendem contribuir, o número de telefone (54) 3055-7337 está disponível para prestar orientações.
- Corpo de Bombeiros: Avenida Osvaldo Aranha, 359.
- Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social: Complexo Administrativo, rua Dez de Novembro, 190, bairro Cidade Alta.
Principais itens para doação solicitados pelo município: agasalhos (roupas e calçados), cobertores, itens de higiene pessoal, itens de limpeza e alimentos não perecíveis.
Bom Jesus e Jaquirana
Os municípios vizinhos dos Campos de Cima da Serra, por meio do Corpo de Bombeiros Voluntários, recebem alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, água mineral, roupas de cama e banho.
- Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Jesus: Rua Borges de Medeiros, 1.715, bairro Conceição
Canela
Os pontos de coleta recebem alimentos, materiais de limpeza, higiene pessoal e água potável. As doações são voltadas para as pessoas que estão desabrigadas por causa das chuvas.
- Prefeitura de Canela: Rua Dona Carlinda, 455, Centro
- Cras Canelinha: Avenida Cônego João Marchesi, 420, bairro São Lucas
- Cras Santa Marta: Rua da República, 134
- Brigada Militar: Rua Paul Harris, 195, Centro
Caxias do Sul
O município está com diferentes pontos de coleta organizados e os itens de doação solicitados são: roupas, cobertores, móveis, eletrodomésticos, alimentos não perecíveis, água potável e materiais de limpeza e higiene.
- Corpo de Bombeiros e Defesa Civil: 5º Batalhão dos Bombeiros Militares (5ºBBM), rua Vinte de Setembro, 2.533, no Centro. Informações e solicitações podem ser feitas com a Defesa Civil pelo número (54) 98404-0778 ou Corpo de Bombeiros pelo telefone (54) 3223-6555.
- Fundação Caxias: doações na Rua Sarmento Leite, 2.189, bairro São Leopoldo. Informações ou solicitações podem ser feitas pelo número (54) 3223-0528 ou no WhatsApp (54) 99112-9890.
- Prefeitura: ponto aberto a partir das 8h30min desta quinta-feira (7), na Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri. Iniciativa ocorre no horário que estava reservado para o desfile cívico, que foi cancelado.
- Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): Rua Pinheiro Machado, 1.631.
- Ecoponto da Codeca: na RS-453 (Rota do Sol), nº 31.382, bairro Centenário - das 8h às 17h.
Farroupilha
O município aceita a doação de roupas, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e móveis. A preferência é de que as doações sejam entregues no local de arrecadação, mas, no caso de móveis, está aberto um serviço de retirada. O contato para agendamento é pelo telefone (54) 98404-5563.
- CRAS II: Rua Coronel Pena de Moraes, 940, no Centro, ao lado do Centro de Referência em Assistência Social II.
Flores da Cunha
Campanha de arrecadação ocorre nesta quinta (7), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a TMS Logística e Flores do Bem Voluntariado. Itens que podem ser doados: alimentos, água potável, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal.
- Em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes: Avenida Vinte e Cinco de Julho, 1.527.
Garibaldi
Campanha começou na terça-feira (5), e está sendo organizada pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social, em parceira com o movimento Corrente do Bem, Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi e Defesa Civil. Os itens que podem ser doações são: limpeza e de higiene pessoal, cobertores, colchões, água e alimentos não-perecíveis.
- Praça Loureiro da Silva (Praça das Rosas)
Gramado
Campanha arrecada doações que serão entregues em municípios vizinhos e recebe alimentos não perecíveis, água, agasalhos e cobertores. Os itens podem ser entregues em todas as unidades básicas de saúde e também:
- Brigada Militar: Rua Coronel João Corrêa, 289, Centro
- Hospital Arcanjo São Miguel: Rua Madre Verônica, 396, Centro
- Secretaria de Cidadania e Assistência Social: Rua Getúlio Vargas, 484, bairro Piratini
- Defesa Civil: Avenida das Hortênsias, 78, bairro Bavária
Nova Petrópolis
A cidade realiza a campanha “Nova Petrópolis abraça” e arrecada donativos que serão doados, principalmente, para pessoas que moram no Vale do Taquari. As doações podem ser feitas entre esta quinta (7) e o dia 21 de setembro. Os itens recebidos são: agasalhos em geral, em especial cobertores e roupas de cama, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene pessoal.
- Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Avenida Três de Maio, 134, Centro
- Rua Coberta: Rua Rui Barbosa, 321, Centro
São Marcos
As doações podem ser feitas até o dia 15 de setembro. O município recebe alimentos não perecíveis, água mineral, roupas e agasalhos, produtos de higiene e limpeza, e também colchões.
- Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares: Rua Osvaldo Aranha, 835, Centro
- Câmara Municipal: Avenida Venâncio Aires, 720, Centro
- Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação: Rua Dr. Rosa, nº 509, Centro
- Corpo de Bombeiros Militar: Rua Jose de Alencar, 55
- Câmara De Dirigentes Lojistas (CDL): Avenida Venâncio Aires, 1085, Centro