O Hospital Geral (HG) ganha um novo reforço para o atendimento à população via Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição de Caxias do Sul foi beneficiada pelo Projeto Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) - coordenado pelo Ministério da Saúde, o que possibilitou a aquisição de um novo tomógrafo computadorizado. O atendimento iniciou na última segunda-feira (11).
O investimento a partir do projeto é de quase R$ 4,3 milhões, o que permitiu a compra de outros equipamentos de última geração, além do tomógrafo. Foram adquiridos ainda torre de endoscopia, um endoscópio flexível, um ultrassom diagnóstico para cardio e exames avançados e um ultrassom diagnóstico para cardio e exames avançados transesofágico. Eles são utilizados na unidade de diagnóstico, internação e tratamento clínico oncológico.
— É um momento de alegria. Esse tomógrafo veio do projeto Pronon, autorizado pelo Ministério da Saúde, que além de aprovar esse projeto, depois é feita a captação de recursos com as empresas de Caxias e de toda região do Estado, da qual captamos, compramos e instalamos. Agora, o aparelho estará à disposição dos usuários do SUS. Obviamente, aumenta a demanda, e auxilia na realização de novos exames e da fila de espera da região — celebra o diretor geral do HG, Sandro Junqueira.
O investimento conquistado pela instituição parte da iniciativa Fortalecimento do Centro de Diagnóstico e Tratamento Clínico Oncológico, inscrita em 2018 no Ministério da Saúde. Dentro do Pronon, empresas e pessoas físicas podem destinar até 1% do Imposto de Renda para projetos de entidades filantrópicas na área oncológica. Para o HG, cerca de 40 empresas da região destinaram os recursos.