As fortes chuvas que atingiram a Serra no início da semana provocaram danos no pavimento de ruas de Caxias do Sul. Diante dos buracos formados pela precipitação volumosa, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) realizou uma operação de reparos ao longo dos últimos três dias. Foram utilizadas 11,5 toneladas de asfalto para recuperação em diversas regiões da cidade.
A Operação Tapa-buraco começou na tarde de terça (5), após a trégua da chuva, pelas perimetrais, ruas centrais e dos bairros Nossa Senhora da Saúde, Santa Catarina e Desvio Rizzo. Durante toda quarta-feira (6), os serviços foram estendidos para as perimetrais e para a avenida no bairro Mariland. Os trabalhos seguiram na quinta-feira (7) em vias dos bairros Esplanada, Planalto e Desvio Rizzo.
Segundo a Codeca, os serviços necessários foram encerrados e novas demandas podem surgir diante da previsão de mais chuva para os próximos dias.
Recuperação da BR-116
Outro ponto que exige a atenção de motoristas é a BR-116, na área urbana de Caxias do Sul. Há buracos de grandes proporções, principalmente, nas duas pistas sentido Ana Rech-Centro.
Conforme o engenheiro responsável pela rodovia na unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Vacaria, Daniel Bencke, é preciso aguardar a chuva cessar para realizar melhorias emergenciais. Ele acrescenta, no entanto, que há uma equipe fazendo alguns atendimentos mesmo com o mau tempo. Os locais em recuperação nesta sexta-feira não foram informados.