Nesta terça-feira (1º), mais de 200 mil fiéis estiveram presentes em Lisboa, Portugal, para cantar o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Em coro, os jovens cantaram "há pressa no ar" para dar início à 37ª edição da JMJ. A missa de abertura foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.
De acordo com a organização do evento, 354 mil peregrinos finalizaram a inscrição para a jornada. Mais de 5 mil brasileiros estão presentes, sendo que, entre eles, estão moradores de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Antônio Prado, Nova Bassano, Nova Araçá e Carlos Barbosa, que fazem parte da delegação da Diocese de Caxias do Sul.
As mais de 40 pessoas representantes da Diocese estiveram presentes na missa de abertura, ocorrida no Parque Eduardo VII. Esses jovens estão espalhados pela região metropolitana de Lisboa e estão se preparando para receber o Papa Francisco, que chega a Portugal nesta quarta-feira (2). Na quinta-feira (3), haverá uma cerimônia oficial de acolhida pelos jovens marcada no mesmo local.
A 37ª Jornada Mundial da Juventude tem o lema "Maria levantou-se e partiu apressadamente"e espera receber mais de 1 milhão de católicos até o domingo (6).