Assunto recorrente nas últimas semanas, a insegurança no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, fica ainda mais agravada com a falta de iluminação adequada na Praça João Pessoa. Segundo relato de comerciantes do entorno e confirmado pela prefeitura, um dos postes do espaço público foi atingido durante um serviço de poda das árvores, o que deixou a região próxima aos banheiros, na lateral da Avenida Júlio de Castilhos, mais escura.
Uma comerciante que preferiu não se identificar conta que mantém o estabelecimento aberto somente até as 18h com medo de ser alvo de roubo e em função da escuridão. O comércio dela, inclusive, teve que restringir a oferta de alguns produtos para não atrair a atenção de criminosos. O local já foi alvo de furtos mais do que uma vez. Uma funcionária de outra loja relatou que se sente insegura após a saída do trabalho e que não espera pelo transporte próximo na praça.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) São Pelegrino, Tita Gottert, pondera, por outro lado, que notou que algumas paradas de ônibus receberam iluminação, o que considera importante para aumentar a sensação de segurança no bairro.
— As paradas estavam à mercê dos bandidos no momento em que as pessoas precisavam voltar para casa — comenta a líder comunitária.
No fim de julho, lojistas e moradores se reuniram para demonstrar preocupação com o aumento de casos de arrombamentos, furtos e assaltos. Um restaurante, por exemplo, foi arrombado quatro vezes no período de 30 dias. Os criminosos levaram equipamentos de informática, eletrônicos, itens de cozinha, vinhos e até mesmo mesas e cadeiras. Após os casos, o empresário, que atua há dois anos no bairro, decidiu reforçar o sistema de alarme e contratar segurança particular.
Na ocasião, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, ressaltou à reportagem que quase 1,6 mil pessoas já foram presas pela BM no primeiro semestre, sendo 14 no Centro. Destes, apenas quatro permanecem presos, o que, para o comandante, torna desafiador a ação policial. Apesar de entender que a segurança pública é de responsabilidade de outros poderes e outras forças policiais, garantiu que os policiais continuarão com ações e prisões nas ruas.
Prefeitura diz que poste será substituído
A assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) confirma que galhos podres atingiram um dos postes de iluminação da Praça João Pessoa durante um serviço de poda de árvores. O trabalho, conforme a pasta, ocorreu há quatro semanas.
A nota ainda diz que foi realizado o conserto da rede elétrica e, no mesmo dia, foi reforçada a iluminação junto aos banheiros com novas luminárias. Além disso, o poste atingido estava enferrujado e precisa ser substituído, contudo, o equipamento está em falta e "e tão logo esteja disponível será recolocado na praça".
A prefeitura ainda comunica que foi realizada a revitalização dos canteiros, com plantio de mudas e organização dos jardins.