Referência em turismo no país, Gramado compartilha experiências e se volta nesta semana ao debate e capacitação do setor durante a realização do 4º Fórum Gramado de Estudos Turísticos, com o tema Comunicação inteligente, turismo eficiente. O evento ocorre a partir desta quarta-feira (16) e vai até sexta (18), na ExpoGramado, com painéis e workshops.
Entre os temas presentes no encontro, um deles abordará as formas de dialogar e atrair turistas por meio do marketing de influência, com os palestrantes Rafael Scapella, criador de conteúdo digital, e Lucas Castilhos de Souza, CEO da @gramadoblog. Esse painel está previsto para quinta feira (17), às 11h30min, e também discutirá como influenciadores digitais podem contribuir na divulgação dos atrativos.
A tendência em explorar sentidos e emoções pelo turista será discutido por Peterson Perin, diretor do Acquamotion, e Renato Junior, diretor de Marketing do Alpen Park de Canela. Mediador da palestra que ocorre na manhã de quinta-feira, o gestor de Projetos do Sebrae, Emerson Bittencourt Monteiro, considera a criação dos parques uma aposta que vem mantendo a região como importante destino familiar.
— A cidade se estruturou para atender famílias, e essa tematização casa muito bem neste sentido, para ter uma oferta completa quando se aposta num destino familiar que atende a todas as faixas etárias — afirma Monteiro.
Na sexta-feira (18), último dia, o evento se volta a cases de sucesso de fora do país, como exemplos que podem ser replicados por gestores públicos e privados. É o caso da cidade de Villa La Angostura, na Patagônia argentina, que traz um representante para falar sobre o turismo da região.
Outra questão são as iniciativas culturais que atraem turistas para os destinos. Será demonstrado o case FESTin de Lisboa (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa), pela diretora do evento, Lea Teixeira.
O 4º Fórum Gramado de Estudos Turísticos se inicia às 9h30min de quarta-feira (16), com o encontro de secretários de Turismo do Rio Grande do Sul, e segue até as 14h de sexta-feira (18) com uma feijoada de encerramento. O ingressos estão no segundo lote e variam de R$ 89 (associados do SindTur) a R$ 349. Eles são adquiridos pela plataforma Sympla.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Gramado, o município recebeu, nos primeiros sete meses do ano, mais de 4,6 milhões de visitantes. O número representa 9,5% a mais do que o mesmo período do ano passado. Para o secretário Luia Barbacovi, novos atrativos, como parques temáticos, contribuíram para que o destino seja ainda mais procurado.
— São muitas novidades, como os parques e restaurantes temáticos. É um fenômeno em âmbito de Brasil, grandes parques focados em temas específicos eram exclusividades do Exterior. O investidor olhou pra essa demanda e deu certo, tanto que foi sendo criado um atrás do outro — disse.
Programe-se
::: O quê: 4º Fórum Gramado de Estudos Turísticos
::: Tema: Comunicação inteligente, turismo eficiente
::: Quando: de 16 (quarta) a 18 (sexta) de agosto
::: Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, no Centro de Gramado)
::: Mais informações: www.forumgramado.com.br