A fim de desmistificar e debater temas como desenvolvimento físico/motor, cognitivo, emocional e psicossocial, durante o desenvolvimento infantil, foi organizado um congresso para este sábado (26),das 9h às 19h, na Villa Basilico, em Caxias do Sul. O evento abordará a importância de respeitar e compreender as diversas etapas da infância e juventude.
— A nossa criação e a criação que vamos dar para os nossos filhos têm que ter um contexto diferente, porque o mundo e a sociedade passaram por várias transformações. A gente tem que se adaptar a essas transformações, para poder passar mais segurança às nossas crianças. Então, resolvemos realizar este evento em Caxias, porque, muitas vezes, a gente vai em busca de atendimento especializado em lugares como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), sendo que tem aqui do nosso lado todas as ferramentas e profissionais para nos ajudar — destacou a profissional de Educação Física e uma das organizadoras do evento, Giovana Pistore.
Giovana ressalta que a pandemia afetou o desenvolvimento infantil, principalmente em questões referentes à saúde mental, como por exemplo: ansiedade, dificuldade de aprendizagem e socialização. Além disso, é importante respeitar as etapas da vida de uma criança, para um desenvolvimento mais saudável.
— A gente vê nas escolas as crianças tendo um pouco mais de agitação, de querer correr, pular e não conseguir ficar parado por muito tempo. Isso é um comportamento esperado de uma criança. Muitas vezes, queremos colocar nelas um comportamento que elas não vão ter. Estudos mostram que o córtex pré-frontal, parte do cérebro responsável pelo freio inibitório, tomada de decisão e escolhas, vai se formar por completo somente aos 25 anos. Não é questão de querer ou aprender. O organismo não está pronto para ter comportamento de um adulto — disse.
O congresso é destinado aos pais, professores, cuidadores e demais profissionais que atuam diretamente com crianças. Serão abordados assuntos como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), seletividade alimentar, disciplina positiva, parentalidade, a importância de brincar, o estímulo à autonomia e às memórias afetivas. Os ingressos podem ser adquiridos de forma online até a meia noite desta quinta-feira (24). A Villa Basilico fica na Rua Olavo Bilac, 503, bairro Rio Branco.
Especialistas que vão participar
Marina Heinen
- Psicóloga, mestre e doutoranda em psicologia. Especialista em Psicoterapia e Intervenções Familiares. Palestra: Criança hoje, adulto no futuro: entendendo como a Parentalidade pode contribuir para um bom desenvolvimento.
Thiago Rocha
- Médico especialista em Psiquiatra da Infância e Adolescência. Mestrado e Doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento. Palestra: Educação positiva
Sabrina Orlandin
- Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Materno Infantil. Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista. Palestra: Os desafios no manejo na Seletividade Alimentar
Giovana Pistore
- Educadora física. Diretora técnica da Pranadar Aqua e Fitness. Criou a Metodologia Pranadar de Ensino da Natação Infantil. Palestra: Como construir autonomia na infância?
Claudia Stefanon
- Neuropsicopedagoga Clínica, especialista em inclusão educacional e alfabetização. Palestra: TDAH: as crianças precisam de auxílio, não de rótulos.
Vivi Tomas
- Fotógrafa especialista em fotografia de família e acompanhamento infantil. Estudante de Psicologia. Palestra: A importância da construção de memórias afetivas no desenvolvimento infantil.