Propiciar o contato de crianças e jovens com a tecnologia e ampliar as possibilidades profissionais desse público é o principal objetivo do projeto social Semeando Saberes — Tecnologia com Mão na Massa. Iniciada no primeiro semestre deste ano, a iniciativa une o Centro Universitário Uniftec, a Associação Mão Amiga e o Colégio Polyuni, de Caxias do Sul.
Durante as aulas, os estudantes desenvolvem projetos makers (prototipação, criação e elaboração com foco na solução de problemas reais) nas áreas da mecânica, elétrica e programação. O projeto conta com participação do Include, da Campus Party (programa social nacional que conta com parcerias para implantar ou viabilizar laboratório de tecnologia em comunidades de todo Brasil), que forneceu a metodologia para a realização das oficinas.
O andamento do Semeando Saberes conta com diferentes funções da parceria entre Uniftec, Mão Amiga e Colégio Polyuni. Num primeiro momento, o Mão Amiga, por meio do Serviço de Convivência Nossa Senhora da Paz (que atua com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social), capta os alunos, realiza a triagem e faz o acompanhamento dos estudantes ao longo do semestre.
Na sequência, o Uniftec cede o showroom do Laboratório Include (no novo prédio da saúde) e os equipamentos. Já o Polyuni capacita os alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio da escola para se tornarem os facilitadores/tutores, já como um processo educativo que desperta a consciência social dos estudantes do Polyuni.
Com duração semestral, o Semeando Saberes conta com uma rotatividade de estudantes para possibilitar que mais jovens tenham contato com o universo tecnológico. Vale destacar que um dos diferenciais é despertar e desenvolver a paixão por tecnologia, mostrando aos alunos que é possível aprender a automatizar um processo de maneira simples através do estudo aplicado.
A próxima turma do projeto iniciará as aulas em agosto. Interessados devem entrar em contato diretamente com o projeto da Associação Mão Amiga, pelo e-mail coordenacao.nspaz@gmail.com ou pelo WhatsApp (54) 99204-0748. Já os interessados em estudar no Colégio Polyuni precisam participar das provas, marcadas para agosto (vagas convencionais) e setembro (vagas para bolsas sociais). Mais informações podem ser conferidas no site do Polyuni ou pelo WhatsApp (54) 99102-7424.