Principal estrada turística do Vale dos Vinhedos, a RS-444, em Bento Gonçalves, passa por obras de recuperação do asfalto e para tapar os buracos que se formaram nos últimos dias. As ações começaram nesta terça-feira (18) e devem se estender pelos próximos 10 dias no trecho de 14 quilômetros da rodovia. Até lá, os motoristas que utilizarem o trecho devem ter atenção devido às equipes em obras.
Os trabalhos são realizados pela prefeitura de Bento Gonçalves, que assumiu há dois anos a responsabilidade do trecho, até então administrado pelo governo do Estado. Essa é a primeira vez que o município realiza ações de manutenção no local, que ficou bastante danificado e com diversos buracos na via devido ao período chuvoso das últimas semanas.
Nesta quarta (19), as equipes estão concentradas na localidade de Linha 8 da Graciema. Há ainda ações de limpeza nos canteiros e laterais da via. Nos próximos dias, os trabalhos seguirão até o limite com Monte Belo do Sul. Por isso, a prefeitura alerta para que os motoristas dirijam com atenção porque há bloqueios parciais e temporários.
— É um trabalho demorado porque as equipes trabalham recortando o asfalto dos trechos mais críticos e colocando o pavimento quente. É uma ação que precisa de dias secos, como nesta semana, o que facilita o andamento dos trabalhos — explica o secretário da Agricultura de Bento Gonçalves, Volnei Christofoli.
A última ação de pavimentação no trecho foi realizada em 2018, quando a estrada ainda estava sob a responsabilidade do Estado.