Depois de um início de semana gelado, na Serra, o sábado (22) e o domingo (23) devem temperaturas acima dos 20ºC. Os termômetros devem subir gradativamente ao longo dos próximos dias. Será uma folga aos agasalhos e cobertores pesados.
A quarta-feira (19), contudo, ainda será de frio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a madrugada deve ter geada em boa parte da região, com temperaturas mínimas na casa dos 3ºC, em São Francisco de Paula, por exemplo.
— Até quarta-feira, vamos ter temperaturas na casa de um digito na grande maioria das cidades. Esse predomínio de massa de ar polar aumenta a probabilidade de geada. As temperaturas mínimas noturnas vão variar entre 0°C e 3°C, não teremos vento e céu estará aberto, que é condição ideal para geada — afirma Eliana Klering, professora da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Em Caxias do Sul, os próximos dias serão de tempo firme e alta nas temperaturas. Nessa quarta, de acordo com o Climatempo, a mínima será de 7ºC e a máxima de 15ºC. Na quinta (18), o sol se mantém e a mínima será de 10ºC e a máxima de 17ºC. Na sexta-feira (19), a amplitude térmica será de 14ºC a 21ºC. No sábado e no domingo, as máximas serão de 22ºC e 23ºC, respectivamente.
Na Região das Hortênsias, em Canela, a quarta-feira tem probabilidade de chuva e temperatura máxima de 15ºC, a mínima deve ser de 5ºC. Na quinta e na sexta, o tempo fica firme, mas as temperaturas sobem. A máxima será de 21ºC no município.
De acordo com a professora Eliana, esse comportamento, com variações na mesma semana, não é incomum no inverno gaúcho.
— É assim que funciona a dinâmica de passagens de frentes. Mas julho está sendo um mês quente, principalmente por causa da condição do Oceano Atlântico subtropical, com águas mais quentes. Ainda não é possível dizer que tem relação com o El Niño, já que estamos esperando esses efeitos apenas para o final do inverno — afirma.