Está chegando ao fim a primeira fase de recrutamento de voluntários para participar da pesquisa clínica de duas vacinas contra a dengue. Em entrevista ao Gaúcha Hoje, a Dra. Isabele Berti, infectologista do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS), de Bento Gonçalves, à frente das pesquisas, falou sobre o andamento dos estudos sobre a vacina e critérios necessários para se tornar um voluntário.
— São pessoas entre 18 e 50 anos que estão sendo elencadas para participar da pesquisa. Existem alguns critérios específicos, como por exemplo, mulheres não podem ser gestantes e não podem planejar gestação no próximo ano. A partir do momento que entra na pesquisa, não podem ter doenças que não estejam controladas, em tratamento, e nem em uso de quimioterápicos ou medicações que possam atrapalhar o sistema imune. E que não tenham contraído dengue ou zika — explicou a infectologista.
Conforme Berti, os voluntários interessados em participar serão avaliados para confirmação dos critérios de inclusão estabelecidos. Em seguida, é realizado um sorteio para a aplicação de uma das vacinas. O participante será acompanhado pela equipe da pesquisa por aproximadamente um ano a partir de contato telefônico e consultas presenciais no ITPS.
— Depois que tivermos todos os pacientes incluídos, são vários institutos que estão participando. Passa para avaliação e análise dos dados coletados durante esse um ano e meio após a aplicação da vacina. É onde a gente faz toda a avaliação de imunidade de efeitos adversos que possam ter aparecido nesse período, como que os voluntários tiveram sua evolução durante a participação, como que ficaram os exames laboratoriais e avaliação física — comentou.
A vacina e todo acompanhamento relacionado à pesquisa serão fornecidos sem custos para o participante, e suas despesas de deslocamento serão cobertas. Os interessados em participar podem entrar em contato com o ITPS pelo telefone (54) 3455-4333, ou pelo WhatsApp (54) 99237-1788 ou ainda enviar um e-mail para instituto.pesquisa@tacchini.com.br.